Onde é que está o Outono? Bem, em primeiro lugar, ele está claramente atrasado, o que não impede as tendências de moda de invadirem as montras, conduzidas pelas semanas da moda que, no início do ano, ditaram o que iríamos usar quando o frio começasse a apertar. Ei-las, baseadas em looks chave que se foram repetindo um pouco pelas salas de desfile de todo o mundo. E, ao mesmo tempo que os tradicionais reforços de outono-inverno se chegam à frente, como é o caso do xadrez, dos casacos robustos e das botas e botins, todos eles reincidentes por natureza, a moda também abre espaço para tendências surpreendentes, como acontece com o brilho ofuscante das lantejoulas, com o regresso dos tons fluorescentes e com a reinvenção dos estampados animais em cores eletrizantes.

Neste outono, resta muito pouco do que é puramente clássico ou puramente desportivo. Os códigos de vestuário misturam-se, não tanto no design das próprias peças, com o chamado athleisure, mas através de um styling louco que não conhece regras. Vejam-se os blazers empoeirados sobre os vestidos cintilantes no desfile de Erdem, os exímias peças de alfaiataria de Tom Ford coloridas por um padrão leopardo verde em lantejoulas, ou mesmo a Balenciaga, que continua a combinar as suas botas-calças (há lá coisa mais vamp) com casacões que mais parecem versões aumentadas dos best-sellers da The North Face.

Limites? Só mesmo os climatéricos. Nem mesmo a amostra de cores reflete a divisão de outrora entre os chamados tons de verão e tons de inverno. Ainda assim, não há tendência que não possa ser adaptada a um outono extraordinariamente quente. Na fotogaleria, reunimos os 14 tópicos orientadores do guarda-roupa desta estação, com imagens de desfiles e com uma lista de compras inspiradora, sobretudo para quem vive na esperança de reaproveitar o que já tem no armário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR