O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lançou esta sexta-feira a primeira pedra para construção do Aeroporto Internacional de Xai-Xai, na província de Gaza, sul de Moçambique, um projeto orçado em cerca de 75 milhões de dólares (65 milhões de euros).

“Este projeto terá impacto na vida de 1,4 milhões de habitantes da província de Gaza”, afirmou o chefe de Estado moçambicano, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra para construção da infraestrutura.

A infraestrutura, cujas obras terão um prazo de dois anos, terá uma pista de aterragem de 1.800 metros, numa área total de cerca de nove mil metros quadrados.

Para Filipe Nyusi, o aeroporto, o primeiro da província, vai facilitar a assistência das populações da região, que ciclicamente são afetadas por calamidades naturais.

“Fazemo-lo ainda na expectativa de que poderá servir como um ponto estratégico para o apoio das vítimas dos recorrentes desastres naturais como cheias, inundações e ciclones que tem afetado esta zona do país”, declarou Filipe Nyusi.

O aeroporto, que poderá gerar em fase de funcionamento cerca de 600 empregos, é resultado de um apoio dos governos da Alemanha e da China. “O povo moçambicano saberá valorizar esta conquista”, concluiu o chefe de Estado moçambicano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR