O primeiro-ministro, António Costa, considerou este sábado que a presunção da inocência de Cristiano Ronaldo, acusado de violação, prevalece e que a única coisa provada é que o jogador tem honrado Portugal.

“Está provado que Ronaldo tem sido um extraordinário profissional, desportista e futebolista, que tem honrado Portugal”, disse aos jornalistas à margem das celebrações dos 20 anos do Nobel da Literatura, José Saramago, em Lanzarote.

Sublinhando a presunção da inocência de que qualquer pessoa goza até ser considerada culpada em tribunal, António Costa afirmou desejar que “nada mude” em relação à imagem do jogador. O governante criticou ainda que se esteja a dar como adquirido aquilo que é apenas uma acusação.

Acusação de violação nos EUA. 20 perguntas e respostas para perceber o que pode acontecer a Ronaldo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cristiano Ronaldo, formado no Sporting, foi confrontado na segunda-feira com a reabertura de uma investigação da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos, com base numa queixa de Kathryn Mayroga que acusa o português de a ter sodomizado sem consentimento em junho de 2009.

O capitão da seleção portuguesa, que tem 20 dias para responder perante a justiça norte-americana, a contar desde a data da reabertura do processo, negou “terminantemente” estas acusações, dizendo que a violação é “um crime abominável”.

Cristiano Ronaldo: “Nada me pesa na consciência”

As alegações contra o avançado da Juventus, de 33 anos, fizeram cair as ações do clube italiano caírem quase 10% na bolsa de Milão, na sexta-feira, e dois dos principais patrocinadores de Ronaldo, a Nike e a EA Sports, já se manifestaram preocupadas.

Cristiano Ronaldo estará ausente dos próximos jogos da seleção portuguesa, cuja convocatória foi divulgada na quinta-feira, mas foi convocado para o jogo deste sábado da Juventus, no campeonato italiano, no terreno da Udinese.

Na quinta-feira à noite, o clube sete vezes campeão italiano manifestou o seu apoio ao atacante português, que contratou por 100 milhões de euros.

“Cristiano Ronaldo mostrou o seu grande profissionalismo e dedicação nos últimos meses, o que é muito apreciado por todos na Juventus, e os factos incriminatórios que remontam a quase dez anos não mudam essa opinião”, disse a ‘Juve’, no Twitter.

Editor da Der Spiegel explica a investigação da acusação de Ronaldo em 25 tweets

Peseiro e Marcelo também não condenam Ronaldo

Também José Peseiro, treinador do Sporting (clube em que o jogador foi formado), defendeu este sábado o futebolista português, dizendo que  “a especulação que é feita no nosso país é horrível” e criticando o que considera ser uma tendência “inacreditável” para “martelar alguém do nosso país”.

“Parece que nós temos inveja de nós próprios, parece que temos ciúmes dos gajos que têm sucesso em Portugal. É muito feio, sinceramente”, acrescentou Peseiro, em conferência de imprensa. O treiandor sublinhou que “não acredita” que Cristiano Ronaldo tenha violado Kathryn Mayroga em 2009.

Peseiro sobre Ronaldo: “Parece que temos ciúmes dos gajos que têm sucesso em Portugal”

Antes, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha optado por não condenar ou sequer comentar as acusações de que o avançado da Juventus e capitão da seleção nacional de futebol foi alvo. Marcelo preferiu destacar o “papel desportivo e nacional” de Ronaldo nos últimos anos.

Eu não mudo de ideias quanto ao papel desportivo e nacional que alguém que hoje está envolvido na justiça teve na vida do nosso país. Isso existe e é uma realidade”

As declarações de Marcelo, proferidas esta sexta-feira, durante as celebrações do 5 de outubro, apontavam para a necessidade de deixar a justiça atuar. O melhor, apontou o PR, é que se deixe que “a justiça seja feita” e que se aguarde pelo fim para “olhar para as conclusões”.

Marcelo diz que papel desportivo e nacional de Ronaldo “jamais será apagado”

Kátia Aveiro e as “p*tas” que “querem vencer na vida à custa do dinheiro dos outros”

Mais desabrido e polémico foi o comentário de Kátia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, que se parece ter referido implicitamente ao caso quando, numa mensagem publicada no Instagram, escreveu: “Enquanto umas p*tas querem vencer na vida à custa do dinheiro dos outros, eu faço francesinhas para o melhor restaurante português no Brasil”

“A gente bem explica mas alguns entendem só o que lhes convém. Uns vencem na vida lutando por sonhos e trabalhando de forma honesta, outros simplesmente só poluem o mundo e envenenam os valores morais. Mas Deus não dorme e tudo o que fazes aqui, pois aqui irás pagar”, apontou Kátia Aveiro numa segunda mensagem, publicada de seguida.

Irmã de Cristiano Ronaldo reage às acusações de violação: “As p**** querem vencer na vida à custa do dinheiro dos outros”