O Presidente da República apelou este sábado ao voto nas eleições presidenciais no Brasil, que decorrem no domingo, dirigindo-se aos portugueses com dupla nacionalidade e aos brasileiros que vivem em Portugal.

“Espero que os portugueses, muitos, que vivem no Brasil e que têm a dupla nacionalidade não deixem de exercer o direito de voto, é o mesmo apelo que faço cá dentro ao voto e até já fiz ontem, à participação no voto no ano que vem”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente, que falava em Vila Real, à margem da cerimónia de entrega do Prémio D. Diniz ao escritor Helder Macedo, acrescentou que também espera que os “muitos brasileiros que vivem em Portugal participem no exercício do direito de voto”.

“Porque isso é bom, nós formamos uma comunidade que é a comunidade de língua portuguesa, que é uma comunidade que não é só de cultura ou de economia ou de finanças, é uma comunidade de pessoas e será tanto mais forte quanto maior for a participação das pessoas, todas elas, em termos políticos, dentro da comunidade”, salientou.

O Brasil realiza no domingo eleições presidenciais, para o parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e para representantes de governos regionais. Se nenhum candidato superar os 50% mais um dos votos válidos haverá uma segunda volta, marcada para 28 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR