Os protestos começaram no exterior das galerias de Capitol Hill, coração da política norte-americana em Washington D.C. que alberga o Capitólio, o Senado, a Câmara dos Representantes e o Supremo Tribunal de justiça do país. Entre os manifestantes, houve pedidos para que a senadora republicana Susan Collins reconsiderasse o seu voto e não apoiasse a nomeação de Kavanaugh para juiz do Supremo Tribunal. Ou que “não traísse as mulheres e votasse não”, na formulação de um cartaz erguido por uma manifestante, que não surtiu efeito.

Envolto em polémica depois de Christine Blasey Ford, uma professora da universidade de Palo Alto, na Califórnia, o ter acusado de uma tentativa de violação alegadamente ocorrida em 1982, Brett Kavanaugh foi mesmo nomeado este sábado para o órgão judicial a que Donald Trump o propôs.

Brett Kavanaugh nomeado juiz do Supremo Tribunal dos EUA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fora das galerias em que a votação decorreu, houve pessoas identificadas e detidas pela polícia e houve cartazes pedindo que “se acredite em todos os sobreviventes”, que “se respeitem as mulheres”, criticando “uma nomeação que é uma vergonha”.

Também houve trocadilhos com o nome do juiz, com a expressão “Kavano” e uma promessa: “As mulheres vão-se revoltar.” Vejas as imagens das manifestações do dia em Washington D.C., que se estenderam às galerias, onde alguns manifestantes tiveram de ser retirados depois de vaias e gritos de “vergonha” dirigidos aos membros do Senado.