Há novos perfis no Twitter que estão a passar o dia de eleições no Brasil a verificar a informação que tem circulado nas redes sociais. Páginas como “Comprova”, “Aos Fatos”, “Fato ou Fake” e “Agência Lupa” estão a rotular de verdadeiras ou falsas as notícias que têm sido partilhadas no Twitter ou através do WhatsApp. Confirme aqui em baixo algumas das histórias que mais têm sido partilhadas em Portugal — e saiba quais são verdadeiras e quais foram alteradas.

Urnas estão a votar automaticamente em Fernando Haddad

É mentira

Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado e filho do candidato presidencial Jair Bolsonaro, partilhou nas redes sociais um vídeo que mostra uma urna eletrónica alegadamente adulterada: segundo as imagens, quando um eleitor clica na tecla 1 do computador o voto seria automaticamente entregue ao candidato número 13, que é Francisco Haddad. Como confirmou o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro, esse vídeo é falso:  “Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela”, afirma o texto publicado pelo tribunal na página da Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eleitores introduzem voto com os canos de armas

É verdade

Circulam nas redes sociais imagens de brasileiros que levam armas para as urnas e utilizam os canos das pistolas para introduzirem os votos nos computadores. Num dos vídeos que estão a ser disseminados no Twitter, um eleitor utiliza uma arma de fogo para votar no candidato número 17, que é Jair Bolsonaro. Esses vídeos são verdadeiros e comprovam a existência de dois crimes: não só é proibido levar armas no momento do voto, como também é proibido por lei filmar a introdução do voto. O Supremo Tribunal Eleitoral emitiu um aviso onde diz que “registar o voto com máquinas fotográficas, de filmar, e telemóveis, poderá ser multado até 15 mil reais” (cerca de 3.870 euros) ou resultar em pena de prisão até dois anos.

Alguns brasileiros vão ter de votar apenas na segunda-feira

É mentira

Foi posto na internet um suposto comunicado do Partido dos Trabalhadores a pedir aos apoiantes que fossem votar apenas na segunda-feira. Essa imagem — ilustrada com uma fotografia de Lula da Silva e outra de Francisco Haddad e um retrato de Manuela D’Ávila — diz: “Em virtude dos protestos e manifestações que poderão ocorrer no dia 07 de Outubro contra o nosso Partido, nossos eleitores estão sendo convocados a irem votar no dia 08 de Outubro. Prezamos pela segurança de todos, com isso os mesmos serão contemplados com café ou suco, pão com mortadela e frutas vermelhas em suas zonas eleitorais. Para os que trabalham, esses receberão no término da votação o atestado que dará o direito de folgar durante a semana inteira do dia 08 ao dia 11 de Outubro, emendando com o feriadão e retornando as atividades (seja ela qual for) apenas no dia 15. Que beleza, não?”. Mas o comunicado é falso: o único dia para votação é este domingo, sublinhou o Tribunal Eleitoral.

[Veja o vídeo: A eleição da contrainformação]