São raros os casos dos (verdadeiros) amantes de automóveis que não possuem uma réplica – nem que seja uma daquelas baratinhas da Hot Wheels. Ora o que a Porsche propõe é exactamente isso mesmo, uma réplica, mas não propriamente por um valor acessível. São 14.689 dólares, o que à cotação de hoje dá qualquer coisa como 12.742€, por um 919 Hybrid, o carro de competição que bateu o recorde em Nürburgring mas à escala 1:8.

Segundo a marca, esta miniatura dá um grande trabalho: mais de 3.000 horas, para permitir que reproduza o original com uma fidelidade tal que impressiona. A ponto de, por exemplo, a réplica abrir as portas e dar a ver em detalhe o interior, da mesma forma que levantando o capot se descobre uma recriação da motorização híbrida que anima o 919, inclusive o motor 2.0 turbo de quatro cilindros.

Estanho e alumínio são alguns dos materiais usados na concepção deste 919 Hybrid em ponto pequeno, cuja produção se cinge a uma edição limitada a 100 unidades. Cada uma delas pelo preço que referimos logo acima, embora isso não pareça ser impeditivo de uma grande procura. Para se ter uma ideia, 96 exemplares, devidamente numerados, tem já cliente certo. Restam, portanto, apenas quatro, pelo que não será de surpreender se, em breve, esgotar.

Cada unidade é entregue com um expositor com os detalhes mecânicos do 919 Hybrid – o original, ou seja, aquele que não só anda (mesmo) como é um recordista na sua classe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR