O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD) e a coligação PCD-MDFM-UDD, que afirmam ter obtido “maioria absoluta” de 28 assentos parlamentares nas legislativas de domingo, anunciaram esta segunda-feira que vão formar o próximo Governo.

“Enquanto presidente da coligação, quero dizer aqui que nós estamos abertos ao diálogo, a um Governo que seja estável e é nessa base de diálogo que nós vamos continuar os nossos trabalhos”, disse Arlindo Carvalho, líder da coligação, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo do MLSTP-PSD, Jorge Bom Jesus, na capital são-tomense.

De acordo com os resultados provisórios das eleições de domingo, anunciados hoje pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), a Ação Democrática Independente (ADI) obteve 25 assentos parlamentares, o MLSTP-PSD 23 mandatos, enquanto a coligação conquistou cinco lugares e o Movimento de Cidadãos Independentes dois deputados.

A coligação formada pelo Partido da Convergência Democrática (PCD, segundo maior partido da oposição, a União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD), e o Movimento Democrático Força da Mudança (MDFM), obtendo cinco mandatos. “Nós gostávamos aqui de anunciar ao país e à comunidade internacional que, com base nos resultados preliminares, a oposição ganha essas eleições com uma maioria confortável, uma maioria absoluta”, disse, por seu lado, Jorge Bom Jesus.

Bom Jesus sublinhou que os dados anunciados são “ainda por defeito”, podendo “estes indicadores ser melhorados”. “O mais importante neste momento é que a oposição ganha as eleições em São Tomé e Príncipe (…) que são determinantes, são históricas e que permitirão fechar um ciclo e abrir novas perspetivas para o nosso povo e para o nosso país”, sustentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR