Seis crianças no Minnesota, nos Estados Unidos, foram diagnosticadas com uma doença semelhante à poliomielite desde meados de setembro, informa o Departamento de Saúde do estado norte-americano. O número de casos de mielite flácida aguda (tradução livre de “acute flaccid myelitis”) aumentou desde 2014. Nesse ano foram detetados três casos no Minnesota, mas desde aí que o estado norte-americano só tinha detetado um caso por ano.

Esta doença semelhante à poliomielite pode ser causada por uma infeção viral, como por um enterovírus, como o poliovírus (que causa a poliomielite). Em 2014, o aumento do número de casos de AFM (na sigla em inglês) nos Estados Unidos, Europa e Ásia foi acompanhada por um surto de infeções com enterovírus D68, mas não foi possível determinar que a infeção com o vírus era responsável pela doença, segundo o Eurosurveillance, uma revista sobre a vigilância, epidemiologia, prevenção e controlo de doenças infecciosas.

Entre agosto de 2014 e agosto de 2018, foram diagnosticadas 362 pessoas com AFM nos Estados Unidos, mas para a maior parte dos casos a causa permanece desconhecida, refere o Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças norte-americanos (CDC). Também ainda não foi possível perceber o que terá causado o aumento do número de casos desde 2014.

Esta doença, ainda que rara, provoca uma doença grave, afetando o sistema nervoso, e atinge sobretudo crianças. No caso do Minnesota, todas as crianças têm menos de 10 anos. Os sintomas associados à doença incluem uma perda súbita de força nos braços e pernas, flacidez muscular — as pálpebras ficam caídas e há dificuldade em engolir, por exemplo — e pode causar problemas respiratórios.

Não existe tratamento específico para a doença, havendo pessoas que recuperam muito mais rapidamente do que outras. Também ainda não são bem conhecidos os efeitos a longo prazo. Como forma de prevenção, os CDC recomendam a vacinação contra a poliomielite e o uso de repelentes para evitar a picada de mosquitos que transmitem o vírus do Nilo ocidental. Graças à vacinação, os Estados Unidos erradicaram a poliomielite e desde 1979 que não têm casos autóctones (originados dentro do país).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR