788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

The Good Doctor: Vai estrear a segunda temporada da série que está a revelar números incríveis

Este artigo tem mais de 5 anos

A primeira temporada da série sobre Shaun Murphy, um cirurgião com “síndrome do sábio”, foi um sucesso. Não pode perder a segunda temporada, com estreia marcada para 9 de Outubro, às 22h30 no AXN.

i

Jeff Weddell/ABC/Courtesy of Sony Pictures Television

Jeff Weddell/ABC/Courtesy of Sony Pictures Television

Séries bem sucedidas sobre hospitais envolvem, historicamente, cirurgiões que são tão prodigiosos com o bisturi na mão como invulgarmente desastrados no trato pessoal: Peter Benton, em ER – Serviço de Urgência ou Gregory House, de House M.D, são dois ótimos exemplos. Talvez esse facto ajude a explicar o enorme sucesso de The Good Doctor, série que gira à volta do talento sobrenatural — e personalidade especial — do jovem cirurgião Shaun Murphy, interpretado pelo britânico Freddie Highmore.

Essa personalidade especial é fruto do seu autismo e, também, do facto de sofrer do síndrome de Savant (ou “do sábio”), o que se revela, para ele, uma verdadeira faca de dois gumes: ao mesmo tempo que lhe dá memória fotográfica e uma capacidade de diagnóstico extraordinária, dificulta-lhe muito a relação com aqueles que o rodeiam.

Já a relação com os espectadores foi bem mais fácil ao longo da primeira temporada, como o prova o enorme êxito de audiência que foi nos Estados Unidos, onde chegou, a determinada altura, a ultrapassar A Teoria do Big Bang como série mais vista em horário nobre.
Para antecipar a estreia da segunda temporada, dia 9 de outubro, às 22h30, no AXN, aqui ficam alguns números e factos importantes sobre a série.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

15,61 milhões de espectadores

Foi este o número médio de espectadores que, nos Estados Unidos, assistiu aos 18 episódios da primeira temporada de The Good Doctor. Os números são especialmente impressionantes para uma série que se estreou no ano passado e que, por isso, não tinha qualquer tipo de audiência consolidada.

Foi o maior êxito de uma primeira temporada emitida pela estação ABC em 13 anos, desde que se estrearam, no mesmo ano, Perdidos e Donas de Casa Desesperadas, duas das séries mais premiadas e elogiadas pela crítica na década passada. Ou seja, é ótimo sinal para o potencial de The Good Doctor.

8 nomeações

Em apenas uma temporada de exibição, The Good Doctor foi já nomeado para oito prémios, tendo arrecadado quatro deles. A nomeação mais importante terá sido a de Freddie Highmore, que encarna o protagonista Shaun Murphy, para melhor ator em série dramática na mais recente edição dos Globos de Ouro. Perdeu para Sterling K. Brown (Randall Pearson de This Is Us), mas foi um importante reconhecimento de uma interpretação muito elogiada pela crítica.

5 curiosidades

  • The Good Doctor é uma adaptação de uma série original sul-coreana com o mesmo nome.
  • Foi Daniel Dae Kim, ator americano de origem coreana, que comprou os direitos da série original. O Jin de Perdidos é um dos produtores da série.
  • Quem adaptou a série para a realidade americana foi David Shore, o criador de outra série hospitalar muitíssimo conceituada, House M.D.
  • Boa parte do elenco é composta por atores britânicos, a começar por Freddie Highmore, que interpreta o protagonista Shaun Murphy.
  • A série passa-se em San Jose, na Califórnia (onde fica o hospital St. Bonaventure) mas, na realidade, é filmada em Vancouver, no Canadá.
Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora