O furacão Michael subiu para a categoria 4 esta quarta-feira e já matou pelo menos 13 pessoas na América Central (El Salvador, Honduras e Nicarágua). A tempestade está a ganhar força à medida que se aproxima da costa do estado norte-americano da Flórida com ventos de 210 quilómetros por hora, o que está a dar pouco tempo para milhares de pessoas fugirem.

As autoridades da Flórida pediram a cerca de 375 mil pessoas para saírem de casa antes do “rápido fortalecimento” do furacão Michael. O furacão deve atingir a costa da Flórida, numa área pouco povoada, com uma série de aldeias de pescadores e praias de areia branca.

Alimentado pelas águas quentes do golfo do México, esta tempestade evoluiu rapidamente para um furacão de categoria 3 ao início da noite em Portugal, correspondente a ventos situados no intervalo entre 178 a 208 km/h. O furacão deve atingir a costa da Flórida a meio de quarta-feira, próximo da Praia da Cidade do Panamá. Pode ser o mais poderoso furacão a atingir essa área nas últimas três décadas.

Furacão Michael dirige-se para a Florida. Autoridades prevêem que possa ser o maior dos últimos 30 anos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este furacão pode provocar um volume de chuva com até 30 centímetros de altura. Algumas das regiões que podem ser mais fustigadas são as mesmas que foram mais severamente atingidas pelo furacão Florence no mês passado: de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, cerca de 500 quilómetros da costa este norte-americana estão ameaçados pelo furacão Michael. A região mais afetada deve ser a compreendida entre Panama City (Flórida) e Warner Robins (Georgia). Daí até Elizabeth City o furacão deve passar a tempestade tropical.

[Veja no vídeo como o furacão Michael é visto do espaço]

Neste momento, o furacão Michael está a pouco mais de 500 quilómetros da costa do estado da Flórida. No aeroporto em Panama City Beach mais de metade dos voos foram cancelados. Em Tallahassee, três dos 23 voos de partida também foram cancelados e seis dos 24 voos de chegada também foram eliminados. O Aeroporto Internacional de Pensacola e o Aeroporto de Destin-Fort Walton Beach anunciaram que iam encerrar todas as tarefas à meia-noite de esta terça para quarta-feira,

Há outras tempestades a atravessar o oceano Atlântico que estão a preocupar as autoridades: uma, a tempestade tropical Leslie, nasceu há mais de duas semanas e apenas se moveu 322 quilómetros desde o ponto em que se criou; e outra, a Nadine, foi batizada esta terça-feira e está neste momento junto à costa oeste do continente africano. A tempestade Leslie tem influenciado a meteorologia em Portugal Continental: essa depressão tem estado num jogo de forças com o anticiclone dos Açores, fazendo com que uma brisa mais fria venha aliviar o calor fora de época. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Leslie vai começar a encaminhar-se mais para oeste deixando de influenciar tanto o tempo em Portugal Continental.

Temperaturas de setembro estão até 7ºC mais altas do que a média. Porquê?

Trump declara estado de emergência para a Flórida

O presidente norte-americano, Donald Trump, aprovou a declaração de estado de emergência para a Flórida. Esta declaração permite que o Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) e a Agência Federal para a Gestão de Emergência (FEMA, na sigla em inglês) coordenem todos os esforços em casos de desastre e destinar fundos federais para responder à tragédia. Já foram emitidas ordens de retirada obrigatória para cerca de 120 mil pessoas residentes em zonas baixas e inundáveis.

Esta declaração foi autorizada horas depois do presidente dos Estados Unidos ter ter alertado para a intensidade do furacão Michael, na sua conta no Twitter. “Parece ser [um furacão] de grau 3, que ainda é mais intenso do que o Florence”, escreveu, referindo-se ao ciclone em que setembro provocou a morte a mais de 30 pessoas nos estados da Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia, segundo informações oficiais.

Governador da Florida aconselha pessoas na rota do furacão a procurarem refúgio

O governador do Estado norte-americano da Florida, Rick Scott, está a avisar a população que se encontra na rota do furacão Michael de que é demasiado tarde para fugir e deve procurar refúgio imediatamente. Numa mensagem publicada esta quarta-feira de manhã no Twitter, Scott escreveu: “Se optaram por ficar numa zona que foi alvo de ordem de evacuação, devem procurar refúgio imediatamente”.

Cerca de 375.000 pessoas em mais de 20 condados do Estado da Florida receberam ordem de evacuação ou foram aconselhadas a abandonarem as suas casas, noticiou a imprensa.

No Facebook, o porta-voz do NHC Dennis Feltgen escreveu: “Estamos em novo território, com o furacão Michael a os seus ventos sustentados de 130 quilómetros por hora”. De acordo com o porta-voz, Bay County será provavelmente o “ground zero” do furacão (a área por onde passará) hoje à tarde.

Entretanto, o gabinete do xerife de Bay County avisou os residentes de que foi emitida uma ordem de “shelter-in-place” (“abriguem-se no local onde estiverem”, em tradução livre) e desaconselhou toda a gente de circular nas estradas.

As autoridades indicaram que vão continuar a responder a chamadas, por enquanto, mas que isso mudará quando o “potencialmente catastrófico” furacão se aproximar da linha costeira.