A bolsa de Lisboa segue hoje em alta, contrariando a tendência das principais congéneres europeias, com as ações do Banco Comercial Português (BCP) a puxarem pelos ganhos. Pelas 09:00 (hora de Lisboa), o índice português de referência, o PSI20, seguia a avançar 0,19% para 5.158,36 pontos, com oito ações negativas, uma inalterada (Ibersol) e nove positivas.

O BCP seguia a liderar os ganhos, com os títulos a avançarem 1,32% para 0,2295 euros, seguidos dos da Pharol, que subiam 1,27% para 0,1592 euros. As ações da Galp também animavam as negociações, registando uma subida de 1,27% para 16,72 euros. Pela negativa, destaque para a Altri e a Mota Engil, que eram as empresas que mais recuavam, com desvalorizações de 3,08% e 2,11% para 8,50 euros e 1,854 euros, respetivamente. A Jerónimo Martins perdia 0,39% para 11,41 euros.

Lisboa seguia a contrariar o sentimento das principais bolsas europeias, que estavam hoje em baixa, com os investidores a manterem-se atentos a Itália e aos alertas de desaceleração do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na agenda de hoje, destaque para a participação de vários membros do banco central dos EUA em diferentes eventos: o presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, John Williams, vai discursar em Bali, na Indonésia, após um encontro com o governador indonésio, e o presidente da Fed de Chicago, Charles Evans, e o presidente da Fed de Atlanta, Raphael Bostic, falam no Michigan e em Atlanta, respetivamente.

As tensões entre Itália e a União Europeia em relação à política fiscal do país mantêm os investidores atentos, num dia em que o euro sobe até aos 1,1508 dólares. No mercado de matérias-primas, o preço do crude Brent – de referência na Europa – baixa para os 84,87 dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR