As autoridades eleitorais de Moçambique estão a processar os resultados da votação autárquica de quarta-feira e às 07:00 (06:00 em Lisboa) de quinta-feira apenas uma minoria dos 53 municípios tinha o apuramento completo.

Os dados estão a ser divulgados num portal conjunto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE). Ainda nenhuma das capitais provinciais dispõe de resultados finais. Nos municípios apurados, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) mantém-se no poder, mas num caso, em Ribáué, província de Nampula, sem maioria absoluta.

Os meios de comunicação social e plataformas de observação têm divulgado contagens de assembleias de voto de forma avulsa, à medida que os editais vão sendo afixados e divulgados. A contagem de votos decorreu “de forma ordeira”, segundo fonte policial citada pela Rádio Moçambique.

O diretor-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) moçambicano anunciou que os resultados provisórios das eleições autárquicas deverão ser conhecidos esta quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR