Alemanha

Governo alemão revê em baixa crescimento para 1,8% este ano e no próximo

A revisão em baixa do crescimento anual do Produto Interno Bruto em 2018 e 2019 é justificada pelo executivo alemão com o aumento das tensões comerciais e com o crescente protecionismo.

FELIPE TRUEBA/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O governo alemão reviu esta quinta-feira em baixa para 1,8% a previsão do crescimento anual da economia este ano e no próximo, uma redução em 0,5 pontos percentuais e de 0,3 pontos, respetivamente, face às anteriores projeções.

A revisão em baixa do crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 e 2019 é justificada pelo executivo alemão com o aumento das tensões comerciais e com o crescente protecionismo.

O ministro da Economia e Energia, Peter Altmaier, explicou que “as incertezas sobre o crescimento são o resultado das tendências protecionistas e dos conflitos comerciais internacionais”, advertindo que “abrangem todos os países envolvidos”. O governante referiu ainda que, segundo as organizações internacionais, “é provável que a economia mundial perca algum impulso” nos dois anos, o que terá um reflexo moderado nas exportações alemães, ao passo que as importações irão crescer devido “à forte procura interna”.

As novas previsões do Governo alemão preveem um aumento do consumo interno de 1,6% em 2018 e de 2% em 2019. Já a despesa pública crescerá 1,4% e 2,5%, respetivamente, enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registará um acréscimo de 3% este ano e de 2,7% no ano seguinte.

Quanto ao comércio externo, as exportações alemãs deverão crescer 2,8% este ano e 3,7% em 2019, ao passo que as importações deverão aumentar 2019 cerca de 3,6% e 4,9%, pela mesma ordem.

No recente relatório sobre as “Perspetivas Económicas Mundiais”, o Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou a previsão do crescimento anual da economia germânica para 1,9% este ano e no próximo, respetivamente, o que representou um corte de três décimas em 2018 e duas décimas em 2019.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)