O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 1,4% em setembro face ao mesmo mês de 2017, acelerando face à variação de 1,2% em agosto, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos mensais a inflação foi 1,1% (-0,3% no mês precedente e 0,9% em setembro de 2017) e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 1,2%, taxa idêntica à registada no mês anterior, acrescenta o INE.

A inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,9%, quando em agosto tinha sido de 0,6%. Estes dados coincidem com a estimativa rápida dos preços do consumidor divulgada pelo INE em 28 de setembro.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) cresceu 1,8% em termos homólogos, taxa superior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,3 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em agosto, esta diferença situou-se em 0,7 pontos percentuais).

Segundo o INE, o IHPC registou uma variação mensal de 1,5% (-0,7% no mês anterior e 1,0% em setembro de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,4% (valor idêntico ao registado em agosto).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto às rendas de habitação, registaram um aumento homólogo de 2,3% em setembro, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao apurado no mês anterior: “Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (3,0%)”, nota o INE.

Para o mesmo período, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação mensal de 0,3% (valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior).

“As regiões com as variações mensais mais elevadas foram as de Lisboa, Açores e Norte (0,3%), tendo todas as restantes regiões apresentado variações positivas”, acrescenta.