Liberdade de Expressão

Informático do Facebook que criticou a empresa por “intolerância” a políticas de direita demitiu-se

307

Brian Amerige demitiu-se do Facebook. "Importo-me demasiado em defender a liberdade de expressão", justificou. O informático criticou a "intolerância" da empresa às ideologias de direita, em agosto.

Mark Zuckerberg é fundador e presidente executivo do Facebook que também detém outras plataformas como o WhatsApp e o Instagram

MICHAEL REYNOLDS/EPA

“Somos [Facebook] uma monocultura política que é intolerante a visões diferentes (…) Afirmamos que acolhemos todos os pontos de vista, mas atacamos demasiado rápido qualquer pessoa que esteja em oposição à ideologia de esquerda”. Foi com esta frase, enviada num memorando interno, que Brian Amerige, informático no Facebook, atacou a empresa em agosto. Agora, Amerige demitiu-se.

Importo-me demasiado com o papel do Facebook em defender a liberdade de expressão e a diversidade intelectual para continuar com todo o coração a desenvolver o nosso produto, e sei que é tempo de me ir embora”, explicou Brian Amerige aos colegas para justificar a sua saída.

Depois críticas em agosto deste ano, o engenheiro informático foi comparado a James Damore, antigo programador da Google que acusou a tecnológica de “ostracizar conservadores”. Damore foi despedido pelas afirmações e processou a empresa. Os comentários de Amerige fizeram com que centenas de funcionários  apoiassem os seus comentários num grupo interno da empresa e criticaram também a forma como o Facebook lida com a ideologia política.

No memorando, Amerige afirmou ainda estar “saturado da estratégia, cultura e produto do Facebook” e que não concorda com o rumo que a empresa está a tomar. Segundo o informático, “estes problemas resolvem-se”, mas não consegue continuar.

Em resposta ao Business Insider, que avança a notícia, o Facebook confirmou a saída do informático e deseja sucesso no futuro do informático. Brian Amerige, no memorando de saída, afirma que vai criar uma startup.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)