A licenciatura do antigo comandante nacional de Proteção Civil, Rui Esteves, já foi anulada. Segundo avança RTP, o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, já homologou o despacho que anula a licenciatura, depois de uma investigação da Inspeção Geral do Ensino Superior. A retirada do grau académico está relacionado com equivalências que não deveriam ter sido atribuídas.
A decisão será agora comunicada ao Ministério Público. Contactado pela RTP, o presidente do Politécnico de Castelo Branco não quis reagir e disse não ter sido notificado da decisão. A licenciatura de Rui Esteves em Proteção Civil pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi concluída com 32 equivalências num total de 36 unidades curriculares que compõem o curso, segundo avançou o jornal Público e a RTP. De acordo com a informação, as equivalências tiveram por base experiência profissional e cursos de formação.
- Pode preencher este formulário;
- Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
- Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
- Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender: