Curiosidades Auto

O que acontece quando um drone embate num avião

Os drones são brinquedos fantásticos e uma ferramenta de trabalho fabulosa, recolhendo imagens incríveis. Mas, nas mãos de alguns, são um perigo. Veja o que acontece quando embatem na asa de um avião.

Autor
  • Observador

Seja para brincar ou para usar em trabalho, os drones tornaram-se, se não imprescindíveis, pelo menos inultrapassáveis, pelas imagens que conseguem, seja a fotografar ou a filmar os miúdos, ou para ter mais material que valorize vídeos profissionais. Podem ainda ser utilizados apenas pelo prazer de voar, mas o que não podem é servir para espiar a vizinhança ou colocar em risco aviões.

Fala-se muito dos perigos de um embate de um drone contra um avião comercial e dos danos que isso poderia acarretar, sendo esta uma ameaça real na maioria dos aeroportos. O Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton (UDRI, na sigla em inglês) decidiu ir mais longe e demonstrar  as consequências de um embate de um drone, um Phanthom 4 da DJI, um dos mais populares apesar de ter um preço ligeiramente abaixo dos 2.000€, contra a asa de um avião comercial a deslocar-se a 383 km/h, a velocidade de aproximação de um aparelho quando já está relativamente próximo do solo.

Apesar de ter apenas 952g, o drone rasga o alumínio que reveste a asa e penetra na estrutura, gerando potencialmente danos consideráveis nos cabos e mecanismos que ali se encontram. Além dos prejuízos aerodinâmicos, a colisão provocaria igualmente, como é evidente no vídeo, alterações significativas na aerodinâmica do aparelho.

Como os drone possuem um peso similar ao de muitos pássaros de maior porte, tipo pombos ou gaivotas, os investigadores compararam igualmente os danos, caso fosse um pássaro, e não um drone, a chocar com a asa àquela velocidade. E os resultados, bem explicados num vídeo publicado pela Aviation International, demonstra isso mesmo. Apesar de existir maior degradação aerodinâmica, há muito menos intrusão e, logo, menores danos estruturais e de sistemas de controlo no interior da asa.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Desigualdade

What’s right na desigualdade? /premium

Maria João Marques

O ponto é este: as pessoas só aprovam a globalização se sentirem que ganham alguma coisa com isso e, mesmo ganhando, se não veem outros ganharem desproporcionadamente mais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)