Peugeot

Peugeot está a desenvolver um 508 R com 350 cv

A Peugeot vai ter uma versão mais potente do 508, com recurso à electrificação. Mantém o motor 1.6 Turbo, mas reforça-o com motores eléctricos mais potentes e maior bateria, para atingir 350 cv.

O construtor francês quer apresentar uma proposta que possa rivalizar com a concorrência germânica, pelo que se prepara para lançar o 508 R, um híbrido plug-in com 350 cv

Autor
  • Observador

O Peugeot 508 é uma berlina esguia e elegante, com óbvio carácter dinâmico, a quem falta uma versão mais desportiva para apimentar a gama. Porém, como a marca francesa não tem motores a gasolina grandes nem muito potentes, como os seus concorrentes alemães, encontrou uma solução alternativa, com grandes vantagens para o fabricante e para o ambiente.

Depois de ter apresentado as versões híbridas do 508, o Hybrid4, a Peugeot está já a pensar numa versão ainda mais potente, para deliciar quem queira um modelo com maior capacidade de aceleração, capaz de se aproximar dos rivais alemães que dominam o segmento D, especialmente nas motorizações com mais de três centenas de cavalos. Denominado 508 R, este Peugeot não montará um motor V6 ou V8, mas sim uma solução híbrida.

Na PSA, o motor 1.6 PureTech é a mecânica de serviço e é nele que a marca está a pensar para animar o “R”. E à semelhança do que acontece com o 508 Hybrid4, o 508 R vai complementar a potência do 1.6 sobrealimentado a gasolina com motores eléctricos mais possantes para que, juntos, atinjam a respeitável potência de 350 cv. Isto usufruindo sempre dos consumos comedidos da pequena unidade a combustível fóssil e da tracção integral, fruto de accionar as rodas anteriores com o motor a gasolina e as posteriores a electricidade.

É claro que os motores eléctricos mais potentes necessitam de baterias maiores, pelo que os 13,2 kWh de capacidade à disposição do Hybrid4 não serão suficientes, tanto mais que uma versão desportiva necessita de poder utilizar as unidades eléctricas durante mais tempo. Assim, não será de espantar que o 508 R recorra a uma capacidade de 20 a 30 kWh, da mesma forma que deverá utilizar painéis em alumínio ou fibra de carbono, para reduzir o peso. O objectivo é rondar 4,5 segundos para ir de 0-100 km/h, enquanto a velocidade máxima estará limitada electronicamente a 250 km/h.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
10 de junho

A função social da esquerda /premium

Rui Ramos

Talvez a direita, noutros tempos, tenha tido o papel de nos lembrar que não somos todos iguais. As reacções ao discurso de João Miguel Tavares sugerem que essa função social é hoje da esquerda.

PAN

A culpa como arma final /premium

André Abrantes Amaral

Antes o pecador ia para o Inferno; agora destrói a Terra. A Igreja falava em nome de Deus; o PAN fala em nome do planeta. Onde foi buscar tal ideia é o que a democracia tem tido dificuldade em perguntar

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)