Um barco de pesca da Póvoa do Varzim naufragou, esta segunda-feira, ao largo de Espinho, apurou o Observador junto da Polícia Marítima do Douro. De acordo com a mesma fonte, a embarcação teria cinco tripulantes. Um foi resgatado com vida, outro foi encontrado já morto e os outros três estão ainda desaparecidos.

Segundo apurou ainda o Observador, o tripulante que foi resgatado será o mestre da embarcação, que foi de imediato encaminhado para o Hospital de Santa Maria da Feira, onde se encontra estável. Segundo o JN, o homem tem 54 anos e foi encontrado a cerca de 20 quilómetros da costa de Esmoriz, junto aos destroços do barco. Não há ainda informação sobre o tripulante que morreu.

O alerta do naufrágio foi dado por volta das 9 horas da manhã desta segunda-feira. A embarcação, que segundo a Polícia Marítima se trata da traineira “Mestre Silva”, terá saído do porto de Leixões, na noite de domingo, para pescar em Espinho, tendo o acidente acontecido a cerca de 10 milhas da costa.

O capitão do Porto de Leixões, Rodrigues Campos, explicou à SIC Notícias que, de acordo com os relatos do mestre da embarcação, o acidente terá sido provocado por “uma onda mais alta que acabou por apanhar a embarcação de lado, virando-a”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De imediato foram iniciadas as operações de busca e salvamento, que ainda prosseguem entre Esmoriz e Espinho — embora, segundo o capitão Rodrigues Campos, a visibilidade não seja muito boa, a rondar os 300 a 400 metros. O responsável garante ainda que estão no local todos os meios disponíveis: um helicóptero, um avião da Força Aérea, uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos e alguns barcos de pesca que estão a ajudar nas buscas.

Rodrigues Campos refere ainda à SIC Notícias que o barco estava autorizado a navegar, tinha 12 metros de comprimento e as vistorias em dia até junho do próximo ano.

De acordo com o jornal Público, as autoridades têm ainda a expectativa de que os três elementos da tripulação desaparecidos possam estar a salvo, caso tenha sido acionada a respetiva balsa salva-vidas.