A consultora Fitch Solutions considerou esta terça-feira que a economia brasileira deve acelerar no seguimento da “provável” vitória de Jair Bolsonaro, que trará maior clareza às políticas económicas e vai fortalecer o real e o sentimentos dos empresários.

“A economia do Brasil vai provavelmente fortalecer-se no seguimento da conclusão das eleições presidenciais, já que uma maior clareza sobre a direção política vai melhorar o sentimento dos empresários e investidores”, diz esta consultora detida pelo mesmo grupo que detém a agência de notação financeira Fitch.

Na nota, enviada hoje aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas dizem que as consequências da vitória de Jair Bolsonaro, considerada “provável”, é “uma apreciação do real, já que os investidores aumentam a exposição aos ativos brasileiros, o que por sua vez vai ajudar a manter a inflação controlada”.

No entanto, os analistas alertam, depois de analisar a evolução da economia nos meses seguintes às eleições presidenciais no Brasil desde o princípio do século, que “os desempenhos anteriores podem fornecer apenas uma orientação limitada sobre os resultados no futuro, principalmente tendo em conta os peculiares riscos em jogo durante esta eleição”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A consultora Fitch Solutions vê “riscos notáveis à continuidade das políticas”, duvidando também da existência de “reformas estruturais significativas durante uma Presidência Bolsonaro”.

Sobre o setor financeiro, esta consultora antevê um crescimento do crédito dado pelas instituições bancárias, o mesmo acontecendo com a procura por empréstimos, “alicerçado nas baixas taxas de juro e na descida dos custos de servir a dívida”.

Os riscos sobre a perspetiva de evolução da economia, no entanto, são em sentido descendente, “dada a probabilidade de a nova administração não conseguir acompanhar as expectativas do mercado sobre as reformas económicas, o que pode levar a uma inversão do sentimentos dos consumidores e empresários”, conclui a Fitch Solutions.

Jair Bolsonaro, de 63 anos, lidera as sondagens sobre a segunda volta das presidenciais do Brasil, mas é criticado por adotar ideais da extrema-direita e por já ter manifestado admiração pela ditadura militar, regime que governou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985.

Esta candidatura também desperta receio e críticas da comunidade internacional porque ao longo da carreira e também desta campanha Bolsonaro fez declarações públicas consideradas machistas, racistas, homofóbicas e de apologia à violência.

A segunda volta das presidenciais do Brasil acontece no dia 28 de outubro.