Presidente da República

Presidente da República defende programa nacional de formação preventiva para crianças

O Presidente da República defende que as crianças devem aprender a lidar com fenómenos como o dos incêndios florestais e que "percebam o [drama dos incêndios] que se está a viver".

NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta terça-feira a criação de um programa de formação preventiva para as crianças aprenderem a lidar com fenómenos como o dos incêndios florestais.

“É preciso que os jovens e as crianças do resto do país percebam o [drama dos incêndios] que se está a viver aqui senão continuamos a várias velocidades: aqui vive-se a uma velocidade e a 300 quilómetros vive-se a outra velocidade”, disse o chefe de Estado, no Centro Escolar de Nelas, no distrito de Viseu, onde presidiu à cerimónia de distribuição do livro “Bombeirito na floresta”.

Rodeado de dezenas de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, Marcelo Rebelo de Sousa foi muito interativo com os mais novos nos ensinamentos de como se deve cuidar da floresta e do “que não deve ser feito”.

O livro “Bombeirito na floresta”, editado pelo Jornal do Centro, com ilustrações do designer Luís Belo, ensina as crianças a defender e a proteger a floresta e foi distribuído no Centro Escolar de Nelas.

“É um exemplo muito feliz fazer formação preventiva muito simples, muito direta, com crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, pois eles acabam por contagiar os pais, avós e a família”, sublinhou aos jornalistas.

O Presidente da República lamentou, no entanto, que este tipo de iniciativas exista “só nas áreas afetadas pelos fogos”, defendendo que devia ser também replicadas “nas áreas metropolitanas”.

“Era preciso um programa nacional, que aquilo que foi feito [em Nelas] por um agrupamento escolar fosse feito um pouco por todo o país”, salientou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda esperar que o Estado, as autarquias e as várias instituições “colaborem no sentido de sensibilizarem o Portugal metropolitano” para a questão dos incêndios florestais.

O chefe de Estado referiu também que, apesar de existirem preocupações de profissionalização dos bombeiros, “nunca será possível substituir o lado do voluntariado, que os liga às comunidades, que precisam dessa vida”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Maioria de Esquerda

Um país de pantanas /premium

Alexandre Homem Cristo
1.865

Greves, negociações hipócritas e atropelos constitucionais. Eis o fim de ciclo da geringonça – no governo, no parlamento e na presidência. Quem vive de ilusões também morre pelas expectativas que gera

PS

De novo, a propaganda socialista a chegar ao fim /premium

João Marques de Almeida
142

Uma certeza temos em relação aos governos do PS: está tudo a correr muito bem até ao dia em que começa tudo a correr muito mal. É quando a “política de comunicação” se torna curta para tanta realidade

Política

A protecção da família em Portugal

Luiz Cabral de Moncada

A família, enquanto célula principal da sociedade e berço da moral, como bem se sabe na Calábria, está mais garantida do que nunca. Nunca será esquecida pelos partidos quando no poder político.

Segurança Social

Não tinha de ser assim /premium

Helena Matos
215

Em 1974, politicamente bloqueado, o país aguardava que os militares tratassem do assunto. O assunto era o Ultramar. Em 2019, o país está bloqueado de novo. O assunto chama-se Estado Social.

Administração Pública

A (Des)orientação ao Cidadão

Carlos Hernandez Jerónimo

Não basta produzir plataformas e sistemas mesmo que em co-criação com o cidadão, que apenas ligam dois pontos em linha reta e que ao mínimo desvio empurram o cidadão para o balcão e a fila de espera. 

Mar

Bruno Bobone: «do medo ao sucesso»

Gonçalo Magalhães Collaço

Não, Portugal não é uma «nação viciada no medo» - mas devia realmente ter «medo», muito «medo», do terrível condicionamento mental a que se encontra sujeito e que tudo vai devastadoramente degradando.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)