Uma cerimónia rápida, marcada por um momento caricato de Francisco Ramos, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que até é um dos mais experientes governantes, entre a equipa que tomou posse esta manhã no Palácio de Belém. A um ano das eleições, entram em funções os novos membros do Governo liderado por António Costa.

Já tinham jurado “lealdade” e assinado o auto de tomada de posse oito novos secretários de Estado — da Modernização Administrativa, Defesa, Economia, Turismo, Defesa do Consumidor, Valorização do Interior, Cultura, e o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O secretário-geral da Presidência da República chamou, então, o nome de Francisco Ramos. Ele que foi secretário de Estado em quatro executivos diferentes: dois de António Guterres e outros dois de José Sócrates.

Remodelação no Governo. Há dez novos secretários de Estado, cinco permanecem no cargo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O agora ex-presidente do conselho de administração do IPO aproximou-se da mesa, olhou Marcelo e foi diretamente à página onde deveria assinar o auto de posse, mas sem fazer o juramento antes.

Todos notaram o salto, mas foi o secretário-geral da Presidência a fazer sinal ao secretário de Estado. “Peço desculpa, peço desculpa”, disse Francisco Ramos. Entre a assinatura dos dois autos, lá acabou por fazer o juramento.

A cerimónia de tomada de posse dos “novos” 15 secretários de Estado não durou mais de um quarto de hora — bem mais longa foi a sessão de cumprimentos que se seguiu, com vários membros do Governo a fazer questão de cumprimentar os novos elementos da equipa.

Entre eles, João Galamba, um dos nomes mais falados dos últimos dias pela surpresa com que foram anunciadas as suas novas funções na secretaria de Estado da Energia e que terá de resolver o braço de ferro entre o executivo e a EDP, sobretudo para desbloquear a resistência da empresa para pagar a contribuição extraordinária energética.

Esta quarta-feira, na Sala dos Embaixadores, o Presidente da República deu posse a dez (efetivamente) novos secretários de Estado. Os outros cinco elementos que participaram na cerimónia são reconduzidos nas mesmas funções, mas tem forçosamente que repetir os passos já cumpridos pela mudança que Costa pôs em marcha ao nível superior, dos ministros.

Tomaram posse Luís Goes Pinheiro (Adjunto e da Modernização Administrativa), Ana Pinto (Defesa Nacional), João Correia Neves (Economia), João Torres (Defesa do Consumidor), João Catarino (Valorização do Interior), Ângela Ferreira (Cultura), João Sobrinho Teixeira (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Francisco Ventura Ramos (Adjunto e da Saúde), Raquel Bessa de Melo (Saúde) e João Galamba (Energia).

Além dos novos elementos, foram reconduzidos como secretários de Estado Ana Mendes Godinho (Turismo), José Mendes (Adjunto e da Mobilidade), Carlos Manuel Martins (Ambiente), Célia Ramos (Ordenamento do Território e Conservação da Natureza) e Ana Pinho (Habitação).