Luís Grilo terá sido assassinado na cozinha da própria casa por angolanos na segunda-feira, dia 16 de julho — e não no dia anterior como concluiu a investigação da Polícia Judiciária (PJ). Nesse dia, o triatleta ainda estaria vivo. A garantia é dada pela viúva, Rosa Grilo, presa preventivamente por suspeitas de o ter matado. A mulher alega ter sido ameaçada para simular o desaparecimento do marido. “Menti porque fui ameaçada”, disse numa entrevista à SIC, dada durante uma visita à prisão, na qual estava presente o filho Renato, de 12 anos, e a irmã de Luís Grilo.

Naquela segunda-feira, o casal estaria na sua casa, em Cachoeiras, em Vila Franca de Xira. De manhã, muito cedo, bateram à porta. Seriam dois angolanos e, como descreve Rosa Grilo, um “indivíduo branco”, que chegaram num carro preto. Luís Grilo terá aberto a porta e os três perguntaram pelas “encomendas”. Rosa garante ter pensado logo que se referiam a uns “diamantes pequeninos” que o triatleta teria trazido de Angola, onde esteve há oito anos. Luís Grilo estaria a receber telefonemas com ameaças, segundo contou a viúva, que terá até perguntado que telefonemas eram esses. Mas o marido nunca lhe quis dizer. Rosa diz que andava assustada e admite que, por isso, roubou a arma da casa de António Félix Joaquim — também ele em prisão preventiva por suspeitas de ter sido o coautor da morte de Luís Grilo — com quem tinha uma “amizade colorida”, desde 2016, embora o conhecesse desde que eram crianças.

António Félix Joaquim é um oficial de justiça e alegado amante de Rosa Grilo (Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR)

Depois da recusa de Luís Grilo em dizer onde estavam os diamantes, os dois angolanos terão levado Rosa à casa do seu tio, em Benavila, a cerca de 130 quilómetros dali, para ver se estavam lá. O triatleta terá ficado na casa com o “indivíduo branco”. Quando regressaram, os três homens terão começado a agredir Luís e Rosa, na cozinha da sua casa em Cachoeiras, para tentar que o casal lhes desse a informação que procuravam: onde estavam as supostas encomendas. Já eram quase 15h00, quando Luís terá dito que as encomendas estavam numa caixa, na garagem. De acordo com o relato da viúva, um dos homens obrigou Rosa a indicar-lhes o caminho. A viúva levou-os à caixa onde ela própria tinha escondido a arma de António Félix Joaquim. Rosa não revela o que aconteceu nesse momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A viúva retoma a história no momento em que o casal foi amarrado — ele com as mãos atrás das costas e ela com as mãos à frente — e colocado de joelhos, na cozinha. Um dos homens terá, então, dado um tiro na parte de trás da cabeça de Luís. Rosa garante que o marido tombou para a frente, caindo-lhe no colo. Ainda respirava e, por isso, ter-lhe-ão dado um segundo tiro no lado direito da cabeça. A viúva acredita que o marido terá morrido por volta das 15h00.

Triatleta assassinado. A relação secreta que acabou em crime

Os dois homens terão pedido a Rosa roupa e sacos de plástico para enrolar o corpo. Luís Grilo foi enrolado em sacos de plástico e lençóis que estavam na cozinha para serem lavados. Rosa disse à SIC que apareceu um edredão que estava na casa do tio em Benavila, que não sabe como é que ali apareceu na cozinha. O corpo terá saído pela porta da frente e terá sido levado pelos dois agressores.

Nessa altura, Rosa terá alertado que o filho, Renato, estava quase a chegar a casa. O “indivíduo branco” que tinha ficado para trás  exigiu a Rosa que limpasse todos os vestígios. Às 16h15, o filho chegou a casa e já estaria tudo limpo. O homem terá permanecido no piso de cima, sem que Renato se apercebesse. Rosa diz que foi coagida a não revelar nada e a apresentar queixa do seu desaparecimento — o que fez nas horas seguintes. O homem terá indicado exatamente o que Rosa deveria contar, incluindo que deveria livrar-se da bicicleta, para dar força à historia do desaparecimento. A suspeita contou à SIC que a atirou ao rio na ponte de Alverca.

Angolanos ou uma amante. As teses “mirabolantes” dos suspeitos do homicídio de Luís Grilo

Quando foi detida, Rosa Grilo tinha apresentado várias versões sobre a morte do marido que contrariavam qualquer envolvimento seu. Uma delas, como avançou o Observador na altura, terá sido a de que Luís Grilo tinha feito um negócio com “uns angolanos” que tinha “corrido mal”. Esses homens estavam, por isso, muito insatisfeitos — ao ponto de ser possível terem sido eles a entrar na casa para matar Luís Grilo. De acordo com a investigação, Luís Grilo terá sido morto a 15 de julho. No dia seguinte, a mulher deu conta do desaparecimento às autoridades, alegando que a vítima tinha saído para fazer um treino de bicicleta e não tinha regressado a casa. O corpo acabou por ser encontrado já no final de agosto, com sinais de grande violência, a mais de 100 quilómetros da aldeia onde o casal vivia.

O tapete, o saco e os mistérios do assassinato de Luís Grilo, o homem sem inimigos

Os dois suspeitos do homicídio de Luís Grilo estão em prisão preventiva, desde 29 de setembro — três dias depois de terem sido detidos por suspeitas de serem os autores do homicídio do triatleta. Quando, nesse dia, foram presentes ao primeiro interrogatório judicial, Rosa Grilo e António Joaquim não escolheram ficar em silêncio, a que teriam direito, e responderam durante várias horas às perguntas da juíza de instrução Andreia Valadas. Não se sabe exatamente que respostas deram, mas o Observador apurou que os dois suspeitos negaram o cenário traçado pela investigação, como já tinham feito anteriormente, que fala num homicídio premeditado por razões sentimentais e financeiras.