O Governo do Reino Unido, após ter assistido à comercialização de 160.000 de veículos eléctricos ou electrificados durante os últimos sete anos, 100.000 dos quais 100% eléctricos, decidiu que é altura de suspender as ajudas aos veículos híbridos plug-in (PHEV). E mesmo os exclusivamente eléctricos, que até aqui recebiam 4.500 libras (5.130€), vão passar a usufruir de apenas 3.500 libras (4.000€), numa medida que poderá reduzir o crescente interesse que o público tem vindo a revelar por esta classe de veículos, mais amigos do ambiente, mas que continuam a ser mais dispendiosos do que os seus rivais que queimam combustíveis fósseis.

Segundo um porta-voz do Governo, a decisão de afastar os PHEV, prende-se com a vontade de passar a favorecer exclusivamente os 100% eléctricos, sejam alimentados por bateria, ou por célula de combustível a hidrogénio. Não se percebendo, contudo, como é que o corte de 1.000 libras nas ajudas pode ajudar à competitividade dos modelos que emitem zero poluentes enquanto se deslocam.

Analisando em pormenor a lei agora aprovada, os PHEV estão divididos em três categorias, sendo a 1 reservada aos modelos que emitem menos de 50g de CO2 aos 100 km, mas que asseguram uma autonomia de 70 milhas (cerca de 113 km), o que não inclui de momento qualquer veículo do mercado. Abaixo desta categoria surge a 2, reservada aos PHEV mais vulgares, aqueles que emitem 50g e percorrem entre 16 e 113 km, para a categoria 3 ser específica dos veículos que emitem 75g de CO2 e são capazes de percorrer 32 km.

Ora, são exactamente as categorias 2 e 3 que ficam agora de fora das ajudas governamentais. E, como não há veículos da categoria 1, acabam por ficar fora dos subsídios todos os PHEV do mercado. De caminho, as autoridades britânicas anunciaram 2 milhões de libras para promoverem a redução das emissões na “última milha”, o último troço no percurso dos transportes de mercadorias. Como exemplo, as bicicletas de carga e-cargo vão passar a usufruir de um subsídio de 20% do seu valor, até 5.000 libras.

A nova medida que desprotege os PHEV vai entrar em vigor a 9 de Novembro, o que tem provocado uma peregrinação massiva de potenciais clientes aos concessionários, na tentativa de adquirir os últimos híbridos com ajudas.

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