O Tribunal Constitucional são-tomense proclamou esta sexta-feira os resultados oficiais das eleições de 07 de outubro, confirmando os 25 assentos para a ADI, 23 para o MLSTP-PSD, cinco para a coligação PCD-UDD-MDFM e dois para Movimento de Cidadãos Independentes.

Estes resultados confirmam os que foram avançados pela Comissão Eleitoral Nacional.

Cinco dias depois de concluir o processo de reavaliação dos votos nulos e brancos, o presidente deste órgão, José Bandeira, agradeceu a “todos aqueles que tornaram possível esse exercício”, que considerou ter sido realizado com “transparência, isenção, rigor e verdade eleitoral”.

Perante estes resultados, o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, vai agora decidir que partido chama a formar Governo, uma vez que nenhum obteve maioria absoluta no parlamento.

O maior partido da oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe — Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD) e a coligação PCD-UDD-MDFM já anunciaram a intenção de se coligar para formar Governo, uma vez que juntas têm maioria absoluta.

O partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI) havia pedido uma recontagem dos votos nulos e brancos, por considerar que tinha havido fraude, mas essa recontagem pelo TC acabou por ditar os mesmos resultados em termos de mandatos já apurados pela CEN.

São Tomé e Príncipe realizou eleições legislativas, autárquicas e regional do Príncipe a 07 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR