Austrália

Australiana finge cancro para angariar 34 mil euros em campanha de solidariedade online

130

Lucy Wieland criou uma campanha de solidariedade para financiar os tratamentos médicos a um cancro no ovário. Problema: não tinha cancro nenhum. Já foi detida e vai ser julgada por fraude.

Apesar de a conta de Lucy Wieland ter sido apagada, algumas imagens ainda circulam na imprensa australiana

Uma mulher australiana fingiu ter cancro nos ovários para lançar uma campanha de angariação de fundos nas redes sociais e arrecadar 55 mil dólares australianos (o equivalente a 34 mil euros). Segundo a BBC, Lucy Wieland, de 27 anos, está a ser acusada de fraude pelas autoridades do país e foi detida depois de a polícia ter recebido uma denúncia anónima a alertar para o esquema.

Wieland usava as redes sociais para partilhar fotografias nas quais aparecia com o cabelo rapado, com uma máscara de oxigénio e com outros dispositivos médicos. Nas legendas, descrevia o seu dia-a-dia enquanto doente com cancro. “Não dormi muito na última noite, mas consegui respirar facilmente e relativamente sem dor pela primeira vez esta semana”, lia-se numa das publicações.

Além das imagens nas redes sociais, a australiana criou uma conta no site GoFundMe, uma ferramenta de angariação de fundos, através da qual recebeu cerca de 34 mil euros de vários internautas que se quiseram associar ao financiamento dos tratamentos de que Wieland alegadamente necessitaria.

“As verdadeiras vítimas são as pessoas da comunidade que ouviram as histórias [de Lucy Wieland] e que a quiseram ajudar”, disse à imprensa australiana o detetive Chris Lawson, da polícia de Queensland.

A australiana foi libertada da prisão sob a condição de entregar o passaporte, ficando proibida de sair do país. Deverá voltar a tribunal em dezembro para o julgamento. Entretanto, o GoFundMe baniu Lucy Wieland da plataforma, que garantiu que vai devolver o dinheiro a todos os que fizeram doações.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)