Uma mulher australiana fingiu ter cancro nos ovários para lançar uma campanha de angariação de fundos nas redes sociais e arrecadar 55 mil dólares australianos (o equivalente a 34 mil euros). Segundo a BBC, Lucy Wieland, de 27 anos, está a ser acusada de fraude pelas autoridades do país e foi detida depois de a polícia ter recebido uma denúncia anónima a alertar para o esquema.

Wieland usava as redes sociais para partilhar fotografias nas quais aparecia com o cabelo rapado, com uma máscara de oxigénio e com outros dispositivos médicos. Nas legendas, descrevia o seu dia-a-dia enquanto doente com cancro. “Não dormi muito na última noite, mas consegui respirar facilmente e relativamente sem dor pela primeira vez esta semana”, lia-se numa das publicações.

Além das imagens nas redes sociais, a australiana criou uma conta no site GoFundMe, uma ferramenta de angariação de fundos, através da qual recebeu cerca de 34 mil euros de vários internautas que se quiseram associar ao financiamento dos tratamentos de que Wieland alegadamente necessitaria.

“As verdadeiras vítimas são as pessoas da comunidade que ouviram as histórias [de Lucy Wieland] e que a quiseram ajudar”, disse à imprensa australiana o detetive Chris Lawson, da polícia de Queensland.

A australiana foi libertada da prisão sob a condição de entregar o passaporte, ficando proibida de sair do país. Deverá voltar a tribunal em dezembro para o julgamento. Entretanto, o GoFundMe baniu Lucy Wieland da plataforma, que garantiu que vai devolver o dinheiro a todos os que fizeram doações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR