Já eram conhecidos os faróis Matrix LED, que não só iluminam melhor e mais longe, como conseguem também evitar encandeamentos aos peões e aos veículos que se aproximam de frente. Este tipo de iluminação é habitual em modelos topo de gama, como por exemplo no novo VW Touareg. Mas a VW ainda não está satisfeita com o actual estádio da tecnologia e prepara nova evolução.

A solução que os técnicos da marca alemã têm debaixo de olho visa um novo tipo de faróis, aquilo que apelidam de micro-pixel HD. Possuem 30.000 pontos de luz e dão corpo a potentes sistemas LED, assumindo-se como alternativa aos dispendiosos faróis por laser, fornecendo o mesmo tipo de trunfos, desde incrementar a segurança a projectar informações directamente na estrada.

13 fotos

A nova tecnologia micro-pixel HD permite o funcionamento de sistemas como a Optical Lane Assist, em que os faróis projectam as linhas que delimitam a direcção que o veículo deve seguir, entrando em linha de conta com as dimensões do veículo e até do reboque, caso o transporte.

Outra novidade a que os técnicos da VW se estão a dedicar são os farolins traseiros interactivos, uma solução revolucionária. Recorrendo ao sistema Matrix LED, as novas luzes posteriores podem avisar o carro que se aproxima que se encontra parado ou em velocidade reduzida, evitando embates ou a necessidade de travagens de emergência. Mas este novo sistema tem outras potencialidades, como o Optical Park Assist, que incrementa a segurança nas manobras em marcha-atrás, projectando linhas no solo que informam sobre a trajectória do veículo.

Todas estas evoluções na iluminação estão a ser facilitadas devido à última aquisição do grupo alemão no domínio da luz. Trata-se de um túnel muito especial, com 100 metros de comprimento, 15 de largura e 5 de altura, onde é possível simular inúmeras situações de trânsito, testando formas de ajudar não só quem vai ao volante, como os peões e outros veículos, fornecendo-lhes informações que incrementam a segurança de todos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR