O Banco Mundial e as autoridades timorenses iniciam na próxima semana em Díli uma ronda de consultas de preparação do novo quadro de parceria para os próximos quatro anos, disse à Lusa fonte da instituição.

As reuniões, que do lado do Banco Mundial vão ser lideradas pelo diretor para a Indonésia e Timor-Leste, Rodrigo Chaves, analisarão as várias vertentes da assistência da instituição ao país.

Aspetos como a nutrição, infraestruturas, o índice de capital humano e os empréstimos concessionais que o Banco Mundial tem dado a Timor-Leste, estarão na agenda do encontro.

“Incerteza económica global, alterações climáticas e gestão de risco de desastres naturais, inovação e tecnologia, sustentabilidade da dívida e maximização do financiamento para o desenvolvimento”, são outros dos temas em debate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante as reuniões será apresentado um diagnóstico do país, debatida questão da capacitação humana e da qualidade dos serviços sociais, governação capacidade institucional estão também em debate.

Chaves deverá ainda reunir-se com o primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak.

Em causa está a preparação da Marco da Parceira País (CPF, na sua sigla em inglês), o programa de cinco anos, que vigorará entre 2019 e 2024, e que englobará todas as iniciativas do Banco Mundial em Timor-Leste.

Durante a visita a Dili, Rodrigo Chaves (que está normalmente sedeado em Jakarta), tem previstos encontros com vários membros do Governo, com os parceiros de desenvolvimento

O anterior CPF, que vigorou desde 2013, centrou-se em quatro setores, entre eles a “melhoria da gestão e serviços em educação, saúde, nutrição e proteção social”.

Foi ainda canalizado para projetos de fortalecimento de infraestruturas, nomeadamente estradas, e no desenvolvimento de uma economia não-petrolífera, com apoio transversal ao fortalecimento institucional nestas áreas.

No último ano o Banco Mundial esteve entre os dez maiores parceiros de Timor-Leste, com projetos no valor de 10,34 milhões de dólares, segundo o Portal de Transparência da Assistência ao país, do Ministério das Finanças.

O apoio total do Banco Mundial ascende atualmente a 152,62 milhões de dólares, segundo os dados do mesmo portal.