O diretor do gabinete de ligação da China em Macau morreu após uma queda da sua casa, informaram este domingo as autoridades de Pequim, adiantando que Zheng Xiaosong “sofria de depressão”, noticiou o jornal South China Mornig Post (SCMP).

A informação foi divulgada através de um comunicado divulgado pelo Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau (HKMAO, na sigla em inglês), com sede em Pequim.

Segundo o HKMAO, Zheng “morreu de uma queda da sua residência”, em Macau, “porque sofria de depressão”. Zheng Xiaosong, de 59 anos, tinha assumido o cargo no ano passado.

“Líderes do Governo central encarregaram camaradas do departamento de organização e da HKMAO de viajarem para Macau e enviarem condolências à família de Zheng”, pode ler-se no comunicado citado pelo SCMP.

Nenhum detalhe adicional foi dado sobre as condições daquele responsável antes de sua morte. Segundo o gabinete de ligação em Macau, Zheng Xiaosong trabalhou no dia anterior à sua morte e recebeu representantes de um ‘think tank’ em Macau no seu gabinete.

Zheng Xiaosong esteve envolvido em negociações na década de 1990 entre o Reino Unido e a China sobre a reforma política em Hong Kong no período que antecedeu a transferência de soberania em 1997.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR