Auto

Putin faz de “chauffeur” numa pista de F1

Putin defende com empenho as suas convicções e interesses. Tem um novo carro, o Rolls-Royce russo, que exibe o luxo do modelo britânico com prestações a condizer. E demonstrou isso mesmo (em pista).

Autor
  • Observador
Mais sobre

Putin parece tão orgulhoso do seu primeiro carro oficial, conhecido como o Rolls-Royce russo, como do seu mais recente míssil balístico. E pretende vender internacionalmente tanto um como outro. O mais recente exemplo surgiu durante a visita do Presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, que teve lugar em Sochi e que levou o líder egípcio a dar uma voltinha ao autódromo que serve as provas de Fórmula 1. Mas com Vladimir Putin como piloto.

O Aurus Senat é o Rolls-Royce russo, pois anda como o luxuoso carro britânico, oferecendo o mesmo tipo de requinte e souplesse. Mas, por muito bom que seja o veículo, efectivamente esmaga qualquer apreciação independente quando o demonstrador é um tal de Putin, um dos mais respeitados – ou temidos – líderes mundiais.

Se Putin habitualmente ocupa um dos mais espaçosos lugares traseiros do Aurus Senat, obviamente blindado, o Presidente russo não teve qualquer problema em passar para o volante e mostrar  que o Aurus Senat está ali para as curvas – neste caso, literalmente. No autódromo de Sochi, construído para receber as corridas de Fórmula 1, o chefe de Estado russo fez questão de mostrar o potencial da “máquina” ao seu homónimo egípcio.

O mais curioso em tudo isto foi o facto de, depois de Putin ter ocupado o volante, El-Sisi ter-se visto obrigado a ocupar o lugar do passageiro ao seu lado, o que deixou os seguranças ou membros do governo egípcio no desconfortável papel de fazer de “chefe”, ocupando o banco traseiro.

Não se sabe se Putin bateu o tempo por volta obtido por Lewis Hamilton, o piloto da Mercedes que caminha a passos largos para mais um título mundial, mas El-Sisi deve ter ficado impressionado. Tanto mais que, depois desta invulgar demonstração, ele e o seu staff analisaram ao pormenor o monovolume Aurus Arsenal, veículo que recorre à mesma base e que Putin quer igualmente vender aos seus parceiros.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PGR

Estão a gastar a nossa herança!

Gonçalo Pistacchini Moita
269

Muitos de nós julgam saber o que levou António Costa a propor a substituição da Procuradora Geral da República. Poucos saberão, de facto, o que levou Marcelo Rebelo de Sousa a aceitá-la. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)