Vai realizar-se, esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, o colóquio Irmãs Brontë: 200 anos, que pretende celebrar a vida e obra das irmãs Charlotte, Emily e Anne, poetas e romancistas inglesas que viveram na primeira metade do século XIX.

Com organização de Rogério Miguel Puga, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e investigador do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, o colóquio surge no âmbito da celebração dos “bicentenários dos nascimentos das três escritoras” em 2016, 2018 e 2020. Charlotte, autora do romance Jane Eyre, nasceu em 1816; Emily, autora de O Monte dos Vendavais, nasceu em 1818; e Anne, a mais nova das três, em 1820. A sua obra mais conhecida é Agnes Grey.

O evento vai começar pelas 14h30, no Auditório da BNP, com a comunicação “Breve introdução ‘As Irmãs Brontë, o Turismo Literário e a Cultura Visual'” , de Rogério Miguel Puga. Contará com a presença de vários investigadores portugueses, de diferentes faculdades, que abordarão diferentes facetas da obra das três irmãs. Caberá também ao organizador encerrar o colóquio, pelas 18h50, com ”A E(s)tética da Educação, da Empatia Social e da Defesa dos ‘Direitos’ dos Animais em Agnes Gray (1847), de Anne Brontë”. A entrada é livre e o programa completo pode ser consultado aqui.

A par de Irmãs Brontë: 200 anos, foi também organizada uma mostra bibliográfica, que já se encontra patente na Sala de Referência da BNP. A exposição com várias edições das obras das irmãs Brontë pode ser visitada até 17 de novembro. A entrada é também livre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR