O Facebook removeu esta segunda-feira 68 páginas de apoio ao candidato do Partido Social Liberal (PSL) à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, e 43 contas associadas a um grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA) — a maior rede pró-Bolsonaro da internet.

De acordo com o Estadão, as páginas em causa violavam as políticas de autenticidade e spam uma vez que um dos métodos desta rede era criar contas falsas e várias contas com os mesmos nomes para administrar os grupos. O Facebook, que investigava esta rede há vários meses, teve também em conta o tipo de conteúdo compartilhado pelas páginas em questão.

Autenticidade é algo fundamental para o Facebook porque acreditamos que as pessoas agem com mais responsabilidade quando usam as suas identidades reais no mundo online. Por isso, exigimos que as pessoas usem os seus nomes reais e também proibimos o spam, uma tática geralmente usada por pessoas mal intencionadas para aumentar de maneira artificial a distribuição de conteúdo com o objetivo de conseguir ganhos financeiros”, refere o comunicado do Facebook citado pelo Estadão.

O grupo RFA — sigla que identificava todas as páginas ligadas à rede — é gerido pela empresa Novo Brasil Empreendimentos Digitais, do advogado Ernani Fernandes Barbosa Neto e de Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves, revela o Estadão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bolsominions. O exército de Jair Bolsonaro na Internet

As páginas que constituem esta rede são seguidas por mais de 16 milhões de utilizadores. Só nos últimos 30 dias, foram alcançados 12,6 milhões de interações — o total de partilhas, comentários ou reações as publicações — no Facebook, nesta rede. Trata-se de um número elevado quando comparado comparação ao número de interações que o jogador brasileiro Neymar acumulou nos mesmo 30 dias: 1,1 milhões.

Na primeira volta da eleições presidenciais, Bolsonaro venceu com mais de 46% dos votos, ficando à frente de Haddad que conquistou mais de 28%. No próximo domingo, os dois candidatos vão disputar a segunda volta. Bolsonaro continua a liderar as intenções de voto.

Sondagem. Bolsonaro mantém liderança com 57% da intenção dos votos