A japonesa Calsonic Kansei , controlada pelo fundo de investimento norte-americano KKR, adquiriu uma das mais relevantes fornecedoras de peças e componentes para a indústria automóvel, a Magneti Marelli, que era, até agora, detida pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Contudo, não era segredo para ninguém – já no tempo de Sergio Marchionne – que a Magneti Marelli se perfilava como uma das companhias a alienar pelo grupo italo-americano, numa operação institucionalmente definida como de “reestruturação” do conglomerado automóvel.

Foi isso mesmo que acabou por acontecer, após negociações levadas a cabo pelo próprio CEO da FCA, Mike Manley, que conseguiu com os japoneses um acordo de compra na casa dos 6,2 mil milhões de euros. Com esta aquisição, cria-se a Magneti Marelli CK Holdings, que se constitui de imediato como o sétimo maior fornecedor global independente do mundo neste segmento de mercado. Com a garantia, segundo Manley, de que nada mudará na relação entre a empresa e a FCA:

Acordámos que a Magneti Marelli continuará a ser um dos mais importantes parceiros de negócios da FCA e gostaríamos de ver esse relacionamento crescer ainda mais no futuro. A transacção também reconhece o valor estratégico da Magneti Marelli e é outro passo importante no nosso foco de criação de valor”, referiu o CEO da FCA.

Ermanno Ferrari, o CEO nomeado anteriormente pela FCA, mantém-se no board da Magneti Marelli CK Holdings, mas as rédeas da nova companhia – que deverá facturar anualmente 15,2 mil milhões de euros – passam a estar entregues a Beda Bolzenius, o CEO da Calsonic Kansei.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR