Há um novo vírus a alastrar nos Estados Unidos. Em Nova Jersey, seis crianças morreram e 12 estão infetadas com adenovírus num centro hospitalar. A notícia foi confirmada pelo próprio centro hospitalar, Centro de Enfermagem e Reabilitação de Wanaque, esta terça-feira, avança a BBC.

As autoridades oficiais afirmam que o vírus causa normalmente ”doenças leves”, mas as crianças infetadas são ”medicamente frágeis”, já que ”têm o sistema imunológico severamente comprometido”. A conjuntura do adenovírus com uma população frágil leva a surtos mais graves e é isso que está a preocupar o departamento de saúde do hospital. Por precaução, a ala hospitalar está interdita a novos pacientes.

O departamento foi notificado relativamente a uma doença respiratória no centro no início de outubro, mas não é ainda claro como o vírus despoletou. As investigações começaram no domingo e e estão em curso. De acordo com um comunicado tramsitido por um jornal local, o North Jersey Record, e a que a BBC teve acesso, as crianças da ala hospitalar estarão gravemente incapacitadas. Algumas,  em coma, outras não conseguem falar.

As crianças infetadas não foram identificadas, mas sabe-se que estariam internadas devido a outras doenças. O vírus em causa é transmitido através do contacto próximo – tossir, respirar, tocar numa superfície infetada, secreções – e pode causar múltiplas doenças, como bronquite, pneumonia ou diarreia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR