“E assim mesmo sem cantar, vais encantar. Em playback!”, já dizia Carlos Paião na Eurovisão, em 1981. Agora, o Facebook anuncia que fingir que canta as músicas dos seus artistas favoritos é uma nova funcionalidade da rede social, integrada nos vídeos em direto. A ferramenta chama-se “Lip Sync Live” e chegou a Portugal e outros países esta quarta-feira, depois de ter sido anunciada em junho.

Para quem é fã de adicionar som às partilhas que faz nas redes sociais, o Facebook alargou também a funcionalidade de adicionar músicas às Stories nesta plataforma, como já é possível no Instagram. Estas novas ferramentas de músicas integradas na plataforma permitem utilizar as canções de artistas sem ter problemas comos  direitos de autor.

https://www.facebook.com/facebook/videos/10157419422821729/

No vídeo, é possível ver como funciona a nova funcionalidade do Lip Sync Live — um utilizador escolheu uma das músicas da lista da plataforma e depois, lendo a letra, canta em playback. As letras não vão estar disponíveis para todas as canções, apesar de já estarem disponíveis em músicas como o “New Rules” de Dua Lupa e “Girls Like You” dos Maroon 5, e mais “serão adicionadas em breve”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para utilizar as músicas na Stories, o procedimento é muito semelhante ao já existente no Instagram, detido pelo Facebook. Basta escolher uma imagem ou vídeo, adicionar o sticker da música e escolher a canção da lista apresentada.

Para o futuro, a rede social afirma que vai ser “possível adicionar músicas ao perfil dos utilizadores”. Não se sabe ainda como será esta maior integração da plataforma com plataformas de música como o Spotify ou o Apple Music, mas em comunicado a empresa afirma que “em breve” vai haver uma nova secção de músicas no perfil pessoal do utilizador em que é possível partilhar as músicas preferidas ou o que estiver a ouvir no momento.

A aposta do Facebook nesta ferramentas musicais faz com que a plataforma passe a competir de forma mais direta com aplicações como o musical.ly, uma app com particular sucesso entre os mais jovens que permite partilhar entre amigos vídeos com músicas.