789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Gulbenkian assinala 130 anos da publicação de "Os Maias" com exposição

Este artigo tem mais de 5 anos

"Tudo o que tenho no saco. Eça e 'Os Maias'" vai estar patente na Gulbenkian, em Lisboa, de 30 de novembro a 18 de fevereiro. A mostra irá incluir fotografias, objetos pessoais, cartas e até pinturas.

Eça de Queiroz terá começado a trabalhar no romance em 1887. A primeira edição de "Os Maias" saiu no ano seguinte
i

Eça de Queiroz terá começado a trabalhar no romance em 1887. A primeira edição de "Os Maias" saiu no ano seguinte

©D.R.

Eça de Queiroz terá começado a trabalhar no romance em 1887. A primeira edição de "Os Maias" saiu no ano seguinte

©D.R.

Foi no verão de 1888, há 130 anos, que a Livraria Chardron (que depois se veio a chamar Livraria Lello) do Porto publicou, em dois volumes, o romance que tornaria Eça de Queiroz célebre: Os Maias. De modo a assinalar a data, têm sido levadas a cabo várias iniciativas, às quais se vai juntar no próximo mês de novembro uma exposição organizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa — “Tudo o que tenho no saco”. Eça e Os Maias.

O nome foi retirado de uma carta enviada por Eça a Ramalho Ortigão, a 20 de fevereiro de 1881, a partir de Bristol. Nesta, o escritor anunciava que Os Maias estavam praticamente concluídos e que tinha decidido “fazer não só um ‘romance’, mas um romance em que pusesse tudo o que” tinha “no saco”.

A exposição será composta por sete núcleos, com uma secção principal dedicada à “vasta máquina” que são Os Maias, como lhes chamou o próprio Eça de Queiroz. O segundo núcleo irá percorrer a vida e as aprendizagens do escritor antes da publicação do romance “com proporções enfadonhamente monumentais de pintura a fresco”, desde a passagem pela universidade de Coimbra, até à viagem de turista pelo Oriente, passando pelas suas estadias em Lisboa — fundamentais na sua formação literária e ideológica –, pela sua experiência jornalística em Évora e como funcionário em Leiria.

“Guerra ao romantismo” é o mote para o terceiro núcleo, que irá explicar como um autor educado no culto do Romantismo se converteu ao Realismo, dando-lhe corpo em Os Maias através da personagem de Alencar, poeta de valores românticos, que se torna alvo de toda a ironia de Eça. No quarto núcleo, onde irão ficar expostas algumas das pinturas que Paula Rego fez para uma série dedicada a O Crime do Padre Amaro”, irá fazer-se um apelo à reflexão e ao caráter moralizador da obra de Eça, cujos livros foram acusados de serem imorais.

“Olhares cruzados” é o quinto núcleo da exposição, e explora a forma como Eça fugia da objetividade do Realismo para apresentar vários olhares sobre a mesma realidade: ironia, sonho, caricatura e excesso. A busca permanente do autor pela perfeição na arte, que o levou a proclamar “a arte é tudo — tudo o resto é nada”, e que se espelha nas toilettes dândi de muitas das suas personagens, é mote para o penúltimo núcleo da mostra. O último espaço irá percorrer a geografia biográfica e ficcional de Eça de Queirós, da América do Norte ao Próximo Oriente, do Douro ao Alentejo, deixando, contudo, claro que Portugal era o lugar que estava no seu coração e no centro das suas preocupações.

O primeiro incesto de Eça: antes de Carlos e Maria Eduarda, houve Vítor e Genoveva

A mostra, que irá abordar a vida e também as restantes obras do autor, terá um pouco de tudo, desde fotografias a desenhos, passando por gravuras, caricatura, pintura, escultura, fotogramas e excertos de filmes, contos, romances, cartas e documentos bibliográficos, revelou ao Observador fonte oficial da fundação.

Entre as peças pessoais de Eça de Queiroz, que poderão ser vistas pelo público, irão contar-se a secretária pessoal do escritor, o tinteiro em latão, a palmatória de iluminação, a estante giratória e a cabaia chinesa (vestuário de mangas largas usado na China), que lhe foi oferecida pelo Conde de Arnoso. Além das pinturas de Paula Rego, a mostra irá ter obras de Júlio Pomar, João Abel Manta, Raphael Bordallo Pinheiro, Raquel Roque Gameiro, Bernardo Marques, Manoel de Oliveira, João Botelho, entre outras, alusivas ao autor.

“Tudo o que tenho no saco”. Eça e Os Maias abrirá portas no dia 30 de novembro, mantendo-se na Gulbenkian até 18 de fevereiro de 2019.

Artigo atualizado a 23 de novembro com uma descrição mais pormenorizada da exposição 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora