Cerca de 200 alunos de Macau vão estagiar em Portugal no próximo ano, uma forma de capacitar a oferta hoteleira nacional perante a crescente procura do mercado chinês, disse esta quarta-feira à Lusa a secretária de Estado do Turismo.

“Vamos desenvolver ações de intercâmbio com o objetivo de levar cerca de 200 alunos para fazerem estágios em hotéis em Portugal” já em 2019, avançou à agência Lusa Ana Mendes Godinho, após um encontro com o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam.

“Este ano tivemos 20 alunos de Macau” num projeto-piloto, num estágio nas escolas de turismo, mas agora “o objetivo é ampliar este número significativamente”, sublinhou a governante.

Ana Mendes Godinho revelou ainda que Portugal e Macau acordaram avançar com a realização de “um grande evento” em 2019 ligado à gastronomia – uma iniciativa que vai decorrer no território administrado pela China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vamos desenvolver ações em torno da gastronomia”, nas quais se vai procurar expressar as influências e a cultura de ambos os territórios”, adiantou.

“Este é um exemplo prático de como pode haver interligação entre a Europa e a China”, a partir destes dois territórios, destacou a secretária de Estado, acrescentando que em março está agendada uma visita a Portugal de Alexis Tam, durante a qual “serão desenvolvidas outras ações”.

As declarações de Ana Mendes Godinho foram feitas à margem do Fórum de Economia de Turismo Global de Macau que terminou esta quarta-feira e que reuniu mais de um milhar de participantes, autoridades e líderes de empresas privadas de vários países do mundo durante dois dias.