Se a Rolls-Royce produz, desde de 1911, alguns dos automóveis mais luxuosos e exclusivos do mundo, a Fabergé não lhe fica atrás em termos de reputação. Além dos colares e pulseiras ainda mais valiosos que fabricava, a casa de Peter Carl Fabergé, em São Petersburgo, criou os seus famosos ovos, jóias produzidas para os czares da Rússia imperial, entre 1885 e 1917. Dos 69 ovos fabricados, apenas sobreviveram 57 e, dos 50 mais valiosos (produzidos para os czares Alexander III e Nicolas II, que os ofereciam como prendas de Páscoa às suas mães e esposas), restam apenas 43, todos eles com um valor incalculável.

Conscientes da invejável reputação de ambas as casas, Rolls e Fabergé deram as mãos e, literalmente, colocaram dentro de um ovo o Spirit of Ecstasy, aquela que para muitos é uma espécie de santinha alada que os Rolls envergam sobre a grelha. É certo que o valor dos ovos modernos nada tem a ver com o dos clássicos, fabricados para os czares – o ovo mais caro (o Winter Egg) custou em 1913 cerca de 10.000€, mas em 2002 foi leiloado por mais de 9 milhões –, mas a possibilidade de possuir uma destas peças deverá ser demasiado tentadora para os apreciadores de um produto e do outro, desejosos de somar às suas joias de família o Spirit if Ecstasy Fabergé Egg.

3 fotos

O desenho do ovo e do símbolo da Rolls esteve a cargo dos designers dos automóveis Stefan Monro e Alex Innes, tendo depois sido produzido num cristal fosco pela responsável do design da Fabergé, Liisa Talgre. A estatueta foi posteriormente encapsulada dentro de um ovo formado por barras que abrem e fecham, peça essa idealizada pelo artífice da empresa russa Paul Jones.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ovo pesa 400g e tem apenas 16 cm de altura, estando apoiado numa base em ouro branco de 18 quilates. Os braços que o definem são igualmente em ouro, mas rosa, podendo ser abertos através de um botão no tablier, revelando a musa esculpida da Rolls em todo o esplendor. E, como não podia deixar de ser num produto que envolve a Fabergé e a Rolls-Royce, não faltam os diamantes e uma ametista.

O Spirit if Ecstasy Fabergé Egg foi exposto ao público pela primeira vez ontem, 23 de Outubro, em Goodwood, perante uma plateia de convidados ilustres, para depois embelezar a vitrina da loja da Fabergé, em Londres, durante a época natalícia.

Os veículos da Rolls continuam a ser fornecidos com o tradicional Spirit if Ecstasy em metal, substancialmente mais robusto e menos oneroso, que possui soluções para evitar o roubo, como pode ver aqui: