Não é todos os dias que se pode assistir a um duelo inesperado, como aquele que opôs um Porsche Cayman a um camião de aspecto ronceiro. Mas aconteceu, na Rússia, essa nação tão fascinante quanto berço de estranhas ideias – basta recordar que o país se prepara para produzir em série a… limusina presidencial. E, como se isso não bastasse, o próprio presidente, Vladimir Putin, decidiu assumir há dias os comandos da sua ‘besta’ numa pista de Fórmula 1, só para mostrar ao seu homólogo egípcio o potencial do Aurus Senat.

Putin faz de “chauffeur” numa pista de F1

Tão invulgar quanto esse episódio foi o comparativo que o canal de YouTube AcademeG decidiu promover, colocando frente-a-frente dois adversários que não têm (rigorosamente) nada a ver. De um lado, um Porsche Cayman num exuberante amarelo; do outro, um Zil-130 com uma pintura azul (cueca?). O primeiro é um desportivo conceituado, aqui na sua terceira geração, cuja versão mais calma reclamava uns respeitáveis 275 cv, sendo capaz de ir dos 0 aos 100 km em 5,7 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 266 km/h. Já o segundo é um camião soviético que deixou de ser produzido em 1994, depois de 30 anos de fabricação ininterrupta, período durante o qual se construíram perto de 3,4 milhões de unidades.

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Sob o capot do ‘míssil’ russo deveria estar um também idoso V8 de 6 litros, capaz de impulsionar as suas 4,3 toneladas de peso numa prova de arranque. Isto, enquanto o coupé acusa apenas 1.385 kg sobre a balança e tinha ao seu serviço o seis cilindros Boxer de 2,7 litros.

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Porém, as aparências iludem – neste caso, bastante. A antiga carroçaria do camião soviético escondia, na verdade, um BMW X5. Não o SUV alemão em si, mas a sua ‘alma’: o 4.4 V8 TwinPower, ainda para mais puxado até aos 700 cv de potência máxima. O resultado pode ser visto a partir do minuto 13.