Sinead O’Connor já não é Sinead O’Connor. Depois de ter mudado o nome para Magda Davitt em 2017, a cantora irlandesa anunciou esta semana que agora se vai passar a chamar Shuhada’ Davitt, depois da sua conversão ao Islão. Numa mensagem publicada no Twitter, O’Connor anunciou ter “muito orgulho em ter-se tornado muçulmana” e que a sua conversão era “a conclusão natural de qualquer viagem teológica inteligente”. “Todas as escrituras levam ao Islão. O que torna todas as outras escrituras redundantes. Vou receber (outro) novo nome. Vai ser Shuhada'”, afirmou.

A cantora de 51 anos publicou também um vídeo onde tenta cantar o Adhan, a chamada para a oração, pedindo desculpas pelos erros e prometendo novos e melhoradas interpretações para breve. O’Connor, que no ano passado esteve a receber tratamento psicológico nos Estados Unidos da América com a ajuda do médico e apresentador de televisão Dr. Phil, partilhou também no Twitter algumas fotografias usando um Hijab, depois de ter escrito que a melhor amiga, Elaine, lhe tinha dado um.

Na última mensagem publicada no Twitter, na quinta-feira, O’Connor agradeceu as mensagens dos “irmãos e irmãs muçulmanos” que lhe deram as boas vindas ao Islão através da rede social. “Não imaginam o que a vossa ternura significa para mim”, escreveu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi em 2017, quando estava nos Estados Unidos, que Sinead O’Connor anunciou que ia mudar de nome para fugir à “maldição” familiar. Numa entrevista concedida ao Dr. Phil, a cantora irlandesa, que ficou célebre nos anos 90 pela cover do tema de Prince “Nothing Compares 2U”, falou da infância traumática e revelou que foi abusada sexual e mentalmente pela mãe, Marie, que morreu em 1985 num acidente automóvel. Relativamente à religião, até ao escândalo sexual envolvendo padres católicos na Irlanda, , O’Connor sempre se apresentou publicamente como católica, tendo chegado a ser ordenada como padre por uma seita, a Igreja Católica Ortodoxa e Apostólica Irlandesa, na década de 1990.

O’Connor revelou ainda, numa entrevista ao Daily Mail no início desta semana, que estava a trabalhar num novo EP com o guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood, o baterista dos Pink Floyd, Nick Mason, e a cantora Imelda May. Intitulado One More Yard, o disco será um tributo ao soldado irlandês Michael Thomas Wall, que lutou na Primeira Guerra Mundial, e terá excertos das mais de 90 cartas que o jovem escreveu durante o conflito. Os lucros das vendas do EP irão reverter para a luta contra o cancro.