“Problemas técnicos” atrasaram a abertura das bolsas geridas pela Euronext, onde se inclui a bolsa de Lisboa (que abre normalmente às 8h). Minutos depois de uma primeira tentativa para iniciar a sessão, pelas 9h30, a negociação voltou a ser interrompida e só foi retomada pelas 11h20.

Assim que a abertura das bolsas se atrasou, a fonte comentou que estavam “a ser feitos todos os esforços para que a abertura dos mercados possa ser feita o mais rapidamente possível”. Enquanto o problema não foi resolvido, os investidores estiveram impedidos de consumar e cancelar ordens de compra ou venda, mas os mercados de futuros mantiveram-se a funcionar normalmente.

Num comunicado enviado às redações após o fecho da sessão bolsista, a Euronext veio “lamentar o inconveniente causado pelo atraso, esta manhã”.

A empresa garante que “a origem dos problemas técnicos que despoletaram o atraso na abertura da negociação foram identificados e resolvidos”. Mais em pormenor, a Euronext indica que “o principal problema técnico teve origem numa das bases de dados, o que impediu a abertura das ferramentas de monitorização, necessárias para manter a negociação ordenada e justa”.

Os problemas técnicos afetaram todos os mercados do universo Euronext, onde se inclui Portugal, França, Holanda e Bélgica, precisou. Há duas semanas a bolsa de Frankfurt também registou problemas técnicos que atrasaram a abertura da bolsa e do índice Xetra em mais de uma hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR