Jaguar

Jaguar com 600 cv é o táxi ideal no Nürburgring

Aqui juntou-se o melhor de dois mundos. Por um lado, a Jaguar queria que mais pessoas experimentassem o potencial desportivo do XE Project 8. Por outro, Nürburgring necessitava de um táxi à medida.

Nürburgring é verdadeiramente a meca para quem gosta de desportivos, de conduzir depressa e de competição. O seu traçado, depois de ‘infernizar’ a vida aos pilotos, serve desde há muito para verificar se o comportamento dos desportivos produzidos para circular na via pública está à altura dos pergaminhos que reivindicam. É pois o local que pode provar a raça de um desportivo, exactamente o que a Jaguar necessita para o XE Project 8 e para aliciar potenciais clientes para os seus desportivos.

Possuindo instalações próximo do circuito alemão, a Jaguar sabe que todos os dias chegam condutores à pista desenhada nas montanhas de Eifel. Vêm de todos os lados e muitos chegam ao volante dos seus Ferrari, Aston Martin e Lamborghini, para darem uma volta (ou mais) a Nürburgring, em ritmo acelerado, nos táxis que aí existem para o efeito. São obviamente táxis muito especiais, pois se bem que pareçam automóveis de série, estão preparados ao nível das suspensões e travões para suportar o flagelo que o traçado impõe aos veículos que o ousam enfrentar, com um piloto profissional ao volante.

Sucede que o XE Project 8 não necessita de nada disso, pois já foi projectado para suportar ‘esfregas’ como estas. Concebido e produzido pela SVO, a Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover, o Project 8 nasce como um vulgar XE, mas é na SVO que ganha novas suspensões, travões, alterações ao chassi e até à carroçaria, para o colar ao solo e lhe permitir curvar mais depressa. Depois, a cereja no topo do bolo é a montagem do imponente motor 5.0 V8 com compressor volumétrico no compartimento da frente, onde só deveriam caber motores de quatro e seis cilindros em V.

O resultado é um total de 600 cv e uma força de 699 Nm, que é capaz de o impulsionar até aos 100 km/h em 3,3 segundos, para depois prosseguir animadamente até aos 322 km/h. E é este o novo táxi de Nürburgring, sendo que o Jaguar consegue dar uma volta completa aos 22 km do circuito em 7 minutos e 21 segundos, um valor de cortar a respiração, que a marca britânica espera que sirva para incentivar os clientes deste serviço de táxi a assinarem muitos cheques em troca dos modelos da marca. E se o XE Project 8 é o modelo de quatro portas mais rápido na pista alemã, o serviço de “voltinhas” ao lado de pilotos especialistas nos 22 km inclui também um F-Type SVR e um XJR 575, os mais desportivos das respectivas gamas.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)