Na página de 31, de um documento com 55 páginas dedicadas aos resultados financeiros da Daimler de Janeiro a Setembro de 2018, o grupo alemão deixa escapar quais as novidades que está a preparar para o próximo ano, quer para a Mercedes quer para Smart.

Em relação a esta última, cujo futuro ainda é incerto como já aqui demos conta, há apenas a destacar a actualização do subcompacto. Nada (de) mais. O mesmo já não sucede com a marca da estrela, que prevê continuar em 2019 a sua ofensiva de produto com a introdução da segunda geração do CLA. A avaliar pelo posicionamento no gráfico, o coupé de quatro portas chegará algures no primeiro semestre, ao passo que no segundo será a vez de surgir a sua variante mais familiar, a carrinha CLA Shooting Brake.

O GLC receberá um restyling (incluindo o Coupé), previsivelmente na primeira metade de 2019, mas esta não será a única actualização na gama SUV, pois o planeamento contempla a nova geração do GLS. O maior (e mais caro) SUV da Mercedes deverá chegar no segundo semestre de 2019, tendo por missão fazer frente ao recém-apresentado BMW X7.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Vito deverá ser alvo de uma renovação – referida na documentação como Classe V –, sendo ainda de esperar um novo modelo antes do final do próximo ano. Apelidado de “8th Compact Car”, tratar-se-á do GLB, um crossover com uma estética ao estilo do GLK e que, segundo as fotos-espia já divulgadas, parece importar o painel de instrumentos do novo Classe A.

Tão relevante quanto o que aparece na programação é o que não lá está, como é o caso do GLA. Uma notória ausência que atira o surgimento do SUV de entrada na gama da Mercedes lá para 2020.