O crescimento das vendas no comércio a retalho registou um abrandamento para 1,3% em setembro, depois de terem apresentado um aumento de 3,8% no mês anterior, indicou esta terça-feira o (INE).

De acordo com os dados esta terça-feira divulgados, “as vendas no comércio a retalho aumentaram 1,3% em setembro, variação inferior em 2,5 pontos percentuais face à observada no mês anterior”, refere o INE em comunicado.

Na nota informativa, o INE explica que o abrandamento do índice total refletiu a desaceleração em 3,5 pontos percentuais do índice do agrupamento dos produtos alimentares e em 1,8 pontos percentuais no caso dos produtos não alimentares. Assim, as variações homólogas registadas em setembro foram de 2,7% nos produtos alimentares e de 0,1% nos não alimentares, que compara com 6,2% e 1,9% no mês anterior, pela mesma ordem.

O INE refere ainda que no terceiro trimestre deste ano, as vendas no comércio a retalho tiveram uma variação homóloga de 2,4%, contra 3,4% no trimestre anterior.

Em termos de emprego, o índice abrandou o crescimento em setembro, para 2,5%, depois de no mês anterior ter evoluído 2,6%. A queda mensal observada neste índice foi de -0,2% (contra uma descida de 0,1% no mesmo período do 2017). As remunerações efetivamente pagas cresceram, em termos homólogos, 3,8% (4,6% em agosto), enquanto face ao mês anterior diminuíram 5,4%.

O índice de horas trabalhadas, ajustado de efeitos de calendário, caiu 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado (nula no mês anterior). Quando comparado com agosto, o mesmo índice recuou 0,9% (contra uma descida de 0,4% em setembro do ano passado).

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/comercio-a-retalho/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”68″ slug=”comercio-a-retalho” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/comercio-a-retalho/thumbnail?version=1539012470445&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR