Richard DeVaul, director da corporação X pertencente à Alphabet, companhia parceira da Google, abandonou a companhia na terça-feira, no seguimento de denúncias de assédio sexual num artigo publicado pelo jornal The New York Times, na semana passada.

Em 2013, DeVaul terá assediado Star Simpson, engenheira informática, no decorrer de uma entrevista. Simpson afirmou que DeVaul lhe disse que ele e a sua mulher eram “poliamorosos”, uma palavra usada para descrever casamentos “abertos”. Além disso, ele também terá convidado Simpson a ir ao festival Burning Man, no estado do Nevada.

Quando Simpson denunciou o comportamento de DeVaul à Google, dois anos mais tarde, a companhia disse que iria puni-lo, embora não tenha explicado que ações iria tomar contra ele. Isto levou a que um conjunto de mulheres, que também trabalham para a Google, se tenham indignado com a forma como a empresa lidou com a acusação a DeVaul e tenham planeado fazer greve na quinta-feira. À greve irão juntar-se mais de mil pessoas, que ameaçam sair dos escritórios da Google em protesto.

Contrariamente ao que aconteceu com Andy Rubin, criador da Android, acusado pelo mesmo crime em 2014 e que terá recebido uma indemnização na ordem dos 90 milhões de dólares (cerca de 79 milhões de euros) para abandonar a empresa, DeVaul sai sem indeminização, avança o site Axious. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como a Google terá protegido o criador do Android, depois de ser acusado de assédio sexual

Além disso, outros empresários revoltaram-se com o facto de Richard DeVaul ter continuado na empresa. O executivo da X continuou, inclusive, a ser promovido pela Google em notícias publicadas depois da acusação.

Sundar Pichai, diretor executivo da Google, escreveu num email aos funcionários, na terça-feira, que o pedido de desculpas da companhia face à acusação não foi suficiente e que quem aderisse à greve teria todo o apoio necessário.

O The New York Times teve acesso a outro email do responsável da X, Astro Teller, na sexta-feira, onde escreveu: “Provavelmente é difícil acreditar em mim neste momento, mas quero assegurar-vos de que levamos estes assuntos de uma forma muito séria, investigamos cada denúncia que recebemos e fazemos o que é correto de acordo com a informação que temos”.

A porta-voz da companhia confirmou que DeVaul não recebeu nenhuma indemnização para abandonar a empresa, mas não quis dar mais esclarecimentos.

Relativamente a DeVaul, o empresário não quis comentar. Antes de a notícia do alegado assédio ter sido publicada, ele apenas lamentou o “erro de julgamento”. Richard foi até há pouco tempo uma figura proeminente na companhia X, sendo o responsável por uma equipa encarregada de diversos projetos da mesma, pelo que era ele quem decidia o que ia ser desenvolvido ou não. Nos últimos meses, ocupava o cargo de diretor da “MadScience” na mesma empresa.

A Google tem sido confrontada nos últimos meses por pagar indemnizações para cobrir situações deste tipo e por continuar a contratar empresários ligados a condutas impróprias. Nos últimos dois anos, foram cerca de 48 os casos de assédio conhecidos ligados à empresa.