A PSP de Lisboa deteve sete carteiristas, entre os 22 e os 64 anos, em seis dias, segundo o comunicado enviado esta quinta-feira. Os suspeitos foram apanhados em flagrante por polícias que trabalham à civil em zonas turísticas do centro da cidade.

A primeira detenção ocorreu pelas 13h00, no dia 24, na paragem dos autocarros turísticos, na baixa de Lisboa. Dois homens, com 57 e 64 anos de idade, furtaram um telemóvel a uma turista, quando esta se preparava para subir para o autocarro. “Aqui os carteiristas rodearam a vítima, abriram-lhe a mochila e tiraram-lhe uma bolsa com o telemóvel. Foram de imediato detidos pelos polícias que presenciaram o furto e lhes apreenderam o telemóvel que foi entregue à vítima”, refere o comunicado.

O segundo caso refere-se a um homem de 24 anos detido dia 24, pelas 19h30, que com a ajuda de um outro suspeito — que não foi identificado — furtou dois telemóveis a um turista. Desta detenção, foi possível recuperar um telemóvel, o qual foi entregue à vítima. A polícia já o tinha detido no dia anterior, sendo que o mesmo suspeito tinha já julgamento sumário marcado para o dia 8 de novembro. apurou

No dia 26, pelas 11h00, três outros homens, que estavam a ser vigiados pela PSP, foram apanhados a furtar uma carteira. “Enquanto uns prestavam vigilância e encobriam a ação do terceiro, este abriu a mochila da vítima e retirou-lhe a
carteira com 280 euros e um cartão de crédito. Foram rapidamente detidos e os bens restituídos à legítima proprietária”, diz a PSP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quatro dias depois, pelas 20h40, na freguesia de Santa Maria Maior, foram detidas três mulheres, por momentos antes terem sido surpreendidas a furtar, do interior de uma mala, que a vítima trazia a tiracolo e um tablet.

Todos os suspeitos já são conhecidos da polícia e têm antecedentes pela prática dos mesmos tipos de crime. Presentes a tribunal, foram libertados sob obrigação de se apresentarem periodicamente na esquadra da sua área de residência.

Disfarçam-se, passam por casais e fingem-se turistas. São os caça-carteiristas da PSP