Treze pessoas morreram e duas estão desaparecidas na sequência de um despiste, após um autocarro ter caído ao rio Yangtzé, na China. O acidente ocorreu este domingo e foi provocado pela discussão entre o motorista e uma passageira que perdeu a sua paragem e, por isso pediu ao motorista para parar, avança o The Guardian.

De acordo com informações transmitidas pelo jornal britânico, uma mulher, de 48 anos, pediu ao motorista, de 43 anos, para parar depois de ter passado a paragem onde quereria sair. Quando o motorista recusou, por não lhe ser permitido parar em locais não indicados para tal, a mulher dirigiu-se a ele para o confrontar. O motorista virou a cabeça várias vezes para trás. Depois, a discussão intensificou-se e a mulher agrediu o motorista na cabeça com o telemóvel. Para se defender, o motorista tirou as mãos do volante. Foi nesse momento que perdeu o controlo da viatura.

O acidente foi filmado pelas câmaras de vigilância do autocarro e partilhado nas redes sociais pelo The People’s Daily, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês.

A polícia de Wanzhou, distrito onde se deu o acidente, considerou que o comportamento da mulher e do motorista ameaçou severamente a segurança pública e violou a lei.

As equipas de salvamento retiraram os destroços do autocarro na noite de quarta-feira. Na operação de resgate estiveram envolvidos mais de 70 barcos de salvamento, assim como três gruas flutuantes. Segundo o Ministério para Situações de Emergência, os trabalhos de salvamento foram “especialmente difíceis” devido às pequenas dimensões do veículo, a profundidade e a corrente do rio, e a visibilidade limitada, informa o China Daily.

Segundo as autoridades, o autocarro ficou a  mais de 50 metros debaixo de água.

As buscas pelas duas pessoas desaparecidas continuam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR