Na flash interview, após a vitória com direito a remontada no Estádio de São Miguel, Tiago Fernandes deixou alguns muito surpreendidos. O treinador português disse que conhecia bem “o estádio, o clube e os adeptos” do Santa Clara e que ia preparado para o “jogo muito complicado” que iria encontrar. À primeira vista, parecia só que o técnico interino do Sporting tinha feito muito bem o trabalho de casa. Mas há mais para contar: Manuel Fernandes, pai de Tiago Fernandes, treinou o Santa Clara de 1997 a 2000 (e depois novamente de 2001 a 2003). Ora, durante estes anos, para além de ter vivido nos Açores, Tiago Fernandes habituou-se ao clima açoriano, assistiu a dezenas de jogos no Estádio de São Miguel e conheceu de perto aqueles que defendem as cores do clube. No regresso, o treinador verde e branco sabia precisamente aquilo que tinha à espera.

“Na primeira parte não estivemos tão bem como poderíamos. Mudámos depois ao intervalo e conseguimos dar sequência àquilo que fizemos nos últimos vinte minutos da primeira parte. Mais bola, mais qualidade na posse, mais objetividade, e acabámos por chegar à vantagem de forma natural e meritória. Penso que se o resultado tivesse ficado 1-3 para nós, ou até mesmo 1-4, tendo em conta as bolas que tivemos na segunda parte e na primeira, não seria injusto”, disse Tiago Fernandes, que esta noite mudou o esquema tático da equipa do Sporting, deu a titularidade a Lumor e Diaby, potenciou Acuña ao colocar o argentino a jogar no meio-campo e tirou Jovane do banco na altura certa.

Sobre essas alterações, o treinador interino explicou que era preciso mudar “algumas coisas que podiam melhorar”. “Foi importante as dinâmicas criadas, mesmo num curto espaço de tempo, para também nos dar outras ideias e outros planos de jogo para que eles também dessa uma boa resposta. Foi isso que aconteceu. Temos jogadores e soluções com qualidade para jogar de uma e de outra forma. O que interessa são os três pontos e aquilo que fizemos. O que melhorámos, o que crescemos na primeira parte e depois na segunda parte, uma equipa a jogar à Sporting, com bola, com agressividade, com competitividade e é isso que me deixa orgulhoso, como treinador, destes jogadores que têm feito tudo para honrar não só este clube como também esta camisola”, afirmou Tiago Fernandes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O treinador interino foi convidado por Frederico Varandas e pela restante direção do Sporting para agarrar no leme leonino após a saída de José Peseiro e até chegar um novo treinador. Marcel Keizer, o holandês que deve assumir o comando técnico dos leões nos próximos dias, ainda não tem data de chegada nem de início de funções. Quer isso dizer que Tiago Fernandes vai orientar o Sporting em Londres, na quinta-feira, contra o Arsenal, em jogo a contar para a a Liga Europa? “Eu vou estar sempre pronto para ajudar”, garante o técnico.

Os cadernos de Mourinho, os 300 euros/mês, as tardes com Jesus. Quem é Tiago Fernandes, técnico interino do Sporting?

“A direção sabe que estou aqui para ajudar. Sou mais um elemento do staff pronto para ajudar naquilo que puder e não estou preocupado com isso. Aquilo que me preocupa é ajudar o Sporting a crescer e a obter bons resultados, tal como hoje, e desde o primeiro dia em que entrei nesta casa foi sempre a somar bons resultados, a fazer crescer jogadores, a potenciar jogadores e fazer chegar o nome Sporting Clube de Portugal ao mais alto nível em todos os campos onde vamos jogar”, afirmou, de forma muito decidida, o treinador interino do clube de Alvalade.

Quer esteja ou não sentado na cadeira principal do banco técnico do Sporting no Emirates Stadium, na quinta-feira, Tiago Fernandes já conseguiu esta noite aquilo que ao intervalo do jogo muitos consideravam difícil: ganhar.