Numa visita à região de Veneto, uma das regiões mais afetadas pela tempestade que tem estado a assolar Itália, o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, envolveu-se numa polémica por publicar uma selfie nas redes sociais, na qual sorria perante as zonas onde a tempestade causou estragos.

Na região de Veneto, localizada no nordeste da Itália, os danos foram muito graves — as chuvas e o vento forte causaram o colapso de milhares de árvores, danificando os circuitos de abastecimento de eletricidade das zonas montanhosas.

O El Mundo avança que a polémica nas redes sociais surgiu após Salvini ter publicado uma fotografia a sorrir, enquanto atrás de si estava um barco da Proteção Civil Italiana que se deslocava para as áreas onde ocorreram deslizamentos de terra e inundações, em Veneza. Em resposta às críticas, o ministro italiano publicou novamente uma selfie, algumas horas mais tarde, dizendo: “Se eu for, eles criticam-me por eu ir, se eu não for, eles criticam-me por estar ausente”.

As autoridades italianas estimam que no Veneto, a tempestade tenha danificado até 100.000 hectares de floresta, que corresponde a cerca de 40% de toda a área florestal da região. Durante o fim de semana, o Primeiro Ministro italiano, Giuseppe Conte, voou para a Sicília para visitar a região, também afetada pela tempestade, tendo anunciado a convocação de um Conselho de Ministros extraordinário que prevê decretar o estado de emergência em todo o país.

Pelo menos 29 mortos e 14 milhões de árvores destruídas: as imagens do mau tempo em Itália

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR